domingo, 11 de maio de 2008

CORTINAS ABERTAS


Senhoras e senhores, vistam suas camisas. A Série A do Brasileirão 2008 já começou! Em disputa, não só o bem maior chamado troféu. Ao longo de 38 rodadas estarão em jogo: título, Libertadores, Sul-Americana, e permanência na 4ª maior competição do mundo (atrás somente dos Campeonatos Italiano, Espanhol e Inglês).

Na disputa, os 20 melhores times do Brasil. Se em 37 anos de história, apenas 17 agremiações levantaram a taça, este ano, o título deve novamente ficar entre os sempre favoritos.
Em busca do primeiro hexa brasileiro e do primeiro tri-campeonato seguido, um atual nada-entrosado São Paulo, que no meio do ano deve perder jogadores fundamentais, como Adriano, Hernanes e Miranda. Mesmo assim uma força, um perigo!

Quem também está em busca do hexa é o Flamengo. Depois da linda arrancada do ano passado, o time deixou de ser mero coadjuvante pra virar ator principal e, inclusive, indicado a este verdadeiro Oscar do futebol. A base que em 2007 o levou do rebaixamento à Libertadores, foi mantida. Os reforços que chegaram vêm, ocasionalmente, decidindo (que o diga Diego Tardelli na final da Taça Guanabara); Além disso, a maior e mais bonita torcida do mundo também entra em campo. Pra chegar ao título, basta jogar fora de casa com a mesma raça que tem no Maraca.

O tal hexa também está na mira de Vanderlei Luxemburgo. Atualmente no Palmeiras, time em que conquistou seu primeiro bi-campenato brasileiro (93-94), o imbatível técnico chegou para papar mais títulos. O Paulistão já foi! E com um elenco à ponto de bala em mãos, vai dar trabalho no campeonato nacional. Com sua competência, fez o mago fazer mágica. Mas como no meio do ano, Valdívia deve desaparecer com um simples toque das varinhas européias (conformem-se palmeirenses, vosso ídolo já está vendido!), Luxa já vem moldando Léo Lima e Diego Souza para substituí-lo à altura. Alguém dúvida que ele consiga? Se por um azar, acabar não triunfando (algo em que acredito!), o Palmeiras anda verde de dinheiro. Problema resolvido!

Os altos investimentos também colocam o Fluminense como favorito. Além de vir muito bem na Libertadores, no Brasileirão o time quer cuspir com força os 23 anos de jejum engasgados nas gargantas tricolores. A defesa é consistente. Do meio pra frente é lindo de se ver. Além do, pra mim, melhor meia-esquerda do futebol nacional, Thiago Neves, o time ainda conta com o maior artilheiro de todos os tempos em um só Brasileirão, Washington (34 gols em 2004), e com Dodô, para quem não basta fazer gols: é preciso desenhá-los!

Inter e Cruzeiro, na minha opinião, fecham o grupo dos reais favoritos. Se sair disso, será surpresa. E como eu gosto de surpresas! Imagine um Santos triunfando na tentativa de repetir o plano “Sucesso sem investimento” de 2002? Ou mesmo um Botafogo, pra acabar de vez com qualquer vestígio de chororô? Pra sair do eixo Rio-São Paulo, que tal um Atlético Paranaense? E como agora coçaram os dedos pra digitar “que tal um Goiás?”. Infelizmente, a consciência não deixa! Aliás, que se cuidem esmeraldinos e ipatinguenses! O primeiro para provar que o susto do último ano serviu de lição, e o segundo por liderar o grupo dos grandes candidatos à desesperadora queda.

Se seu time vai sonhar com o título ou ter pesadelos com a Série B, não importa! Pior que sofrer, é não ter pra quem torcer. Que o digam os amargurados para quem eu hoje faço questão de desejar um ótimo campeonato!

3 comentários:

Unknown disse...

Esse ano não tem pra ninguém...
o São Paulo vai ser Tri certeeeeza!!!

e eu espero de coração que o meu Verdão pelo menos não rebaixe...

beijos!

Anônimo disse...

Bom tudo bem q eu n tenho por quem torcer, e seu comentario Monara Marques doeu em mim...

Mas acho q vc disse muito bem a respeito dos times... infelizmente o São Paulo esta entre os possiveis ganhadores... como diria uma amiga minha: São Paulo é modismo... e como sou uma pessoa que gosto de tradição (talvez esteja aí a explicação de ser uma torcedora atleticana) fico torcendo pelo Flamengo, afinal é rubro negro tb!

Mas também adoraria uma surpresa! E por mais que não goste do Goias, sonho em chegar a hora desse time parar de lutar apenas para n ser rebaixado, e passar a lutar verdadeiramente por um título!

Anônimo disse...

Ai aiaiii
Tão fria e indigerível a verdade não é!!
mas pow Monara!! São Paulo não0o0o0o0!!
Viniciiuss.... Tri não0o!!!
E larissa, acho que eu conheço essa amiga sua ai que fala que torcer p SPFC é modismo hein...
Monara, será que não tem um jeitinho do Mago continuar do Palmeiras não., han han han han?? Diz que siim..diz...SIM????
Não né.. =/ (eu sei! )
Mas mesmo assim, alviverdes não vamos desanimar! É o Luxa que ta na frente do alviverde imponente!!

E Monara, você está me assustando! Já estou tendo pesadelos com o Goiás, sabia?
Mas oh, ele não vai rebaixar, e quem sabe não será uma das surpresas?!

E as camisas já estão vestidas, e os hinos, na ponta da língua:

Defesa que ninguém passa
Linha atacante de raça
Torcida que canta e vibra..

.
.
.
A vida toda eu vou torcer ( o quê o quê o quê)
Eu sou Goiás, Goiás até morrer!!



Eita 7 meses que são longos e emocionantes!!
Mas..que venha o Brasileirão!!

Monara, muito bom seu texto, e continue nos informando sobre o que se passa também atrás das cortinas!!