sexta-feira, 7 de maio de 2010

NA PENUMBRA, MAS BEM EQUILIBRADO


A Série A ganha ao reunir na mesma edição os times principais e de maior torcida do Brasil, os chamados grandes. Nem por isso a Série B fica pequena! É claro, vai chamar bem menos atenção. Mas a disputa ganha força, equilíbrio e, sobretudo, 1 vaga a mais, afinal, sempre que um grande desce, a tendência é voltar logo no ano seguinte - assim foi com a maioria absoluta!

Nessa edição, podemos destacar não apenas um gigante adormecido, mas os 4 times que, se em 2010 fracassaram, nesse início de 2011 já mostram postura e números vitoriosos.

O Coritiba, Campeão Brasileiro em 85 e Campeão da Série B recentemente, em 2007, já garantiu uma taça esse ano: a do Campeonato Paranaense, com uma rodada de antecedência, sobre o rival de Série A, Atlético-PR. Tudo isso, eleva a moral de um time que conta com a experiência e comprometimento do técnico Ney Granco, com as belas e precisas defesas de Édson Bastos e com o ataque formado pelo veloz Marcos Aurélio e pelo oportunista argentino Ariel.

Quem também vem forte são os pernambucanos que, em 2010, morreram abraçado, mas prometem ressurigir também juntos! O Náutico saiu humilhado da Copa do Brasil, mas foi eliminado por um time que hoje está nas semifinais da competição e com um histórico de invencibilidade e goleadas no Barradao, o Vitória! No Estadual eliminou o empolgante Santa Cruz, mas parou no Sport, pentacampeão pernambucano e favorito ao acesso em 2010! Favorito não só pelo bom momento: tem jogadores experientes como os Eduardos Ratinho e Ramos; conta com o vigor de jogadores formados nas categorias de base – grende aposta da diretoria -, como Ciro, artilheiro da equipe na temporada; além, é claro, do técnico Givanildo Oliveira, conhecido, não por acaso, como o “Rei do Acesso”!

O Santo André vem de uma campanha espetacular no Paulistão e de uma honrosa final que quase tirou o titulo dos badalados Meninos da Vila! Tinha tudo para reviver a boa campanha de 2008 (quando conseguiu o acesso) e retornar à elite (aonde ficou somente 1 ano), mas, ao que tudo indica, deve perder grande parte do elenco que deu o que falar nesse início de temporada! Bruno César já foi para o Corinthians, o Vasco quer logo um pacotão, que já tem quase certo o artilheiro Nunes – das comemorações prepotentes (a la Thierry Henry!), e que visa ainda Branquinho e Cesinha! Até Sérgio Soares vem sendo cotado pra deixar o Ramalhão. Mesmo com tantos desfalques, é candidato! Só não pode se descaracterizar ao extremo!

Portuguesa e Figueirense bateram na trave no ano passado e não vão querer deixar a vaga escapar mais uma vez. Os catarinenses contam com o simbólico e categórico Fernandes, além da juventude e velocidade de Willian. Já a Lusa tem sua grande força no técnico Vadão, que fez belíssima campanha no ano passado devolvendo o Guarani à Série A.

É bom não nos esquecermos da tradição e pressão que envolvem o Bahia, e da massa goiana que faz o Vila Nova de Max, Nunes, Gavião, Gil, Roni e Bruno Cazarine sempre uma grande força!

Um comentário:

Vinícius Alencar disse...

Gostei mtu do blog meu bem... e vc continua escrevendo muiiiito bem...
ainda acho que vc poderia arranjar um free lancer escrevendo tão bem assim.

sou seu fã
=**********