segunda-feira, 30 de março de 2009

INDISPENSÁVEL


Com dores no pé direito, Kaká desfalcou a seleção no empate diante do Equador, aumentando ainda mais as más estatísticas. Isso comprova o quão a seleção é dependente dele. É... com Kaká em campo, o Brasil obteve, nas eliminatórias, 3 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota, o que resulta em um aproveitamento de 66,6%. Sem ele, o retrospecto desfavorece: somente 1 vitória, 1 derrota e 3 empates. Resultado: 40% de aproveitamento. A sorte também vem fechando portas para a seleção. As consecutivas lesões têm afastado o craque da camisa amarela. Dos 12 últimos jogos, Kaká só participou de 3. Amanhã, contudo, ele deve aumentar esse número. Não que já tenha alcançado seu ápice físico. É que mesmo lesionado, ele faz muito mais que todos os outros juntos.

EQUADOR 1, BRASIL 1 DESASTRE


A maior inimiga da seleção brasileira se tornou hoje a maior aliada. Sim, somente a tal altitude pode ajudar Dunga e seus comandados a justificar a péssima atuação de domingo, diante do Equador. Não com muita eficiência, é verdade. Afinal, por que os efeitos dos mais de 2800 metros acima do nível do mar não incomodaram, por exemplo, Júlio César? É... para ele a bola também vinha mais rápida, forte, lisa. Nem por isso ele deixou de fazer milagres! Seus esforços contudo não foram suficientes. Pelo menos para a torcida brasileira que, ao contrário da seleção, que fez até samba no avião para comemorar o empate, lamentou o resultado. Afinal, uma derrota naquela situação talvez rendesse muito mais que um mísero pontinho. Talvez rendesse vergonha àqueles que um dia já foram nosso orgulho. Desabafos à parte? Não! A decepção é tamanha que, não por acaso, sobram ingressos em Porto Alegre. Se antes do empate de ontem, as filas nos pontos de venda só cresciam, as expectativas de acabar com os 8 mil ingressos restantes, só diminuem. Azar não só de cambistas, mas de todos. TODOS!

quarta-feira, 25 de março de 2009

UM RAIO CAI 3 VEZES NO MESMO LUGAR?


A comparação é inevitável! As semelhanças entre Neymar e Robinho não se resumem à aparência física. Vindos de famílias humildes, os dois iniciaram a carreira no time de futsal do Santos. Depois viraram referência nas categorias de base até chegar, com 17 anos, no time profissional, onde além de adotar o número 7, representaram a esperança do torcedor alvinegro.
As coincidências não param por aí. Ambos foram descobertos por Betinho, treinador de futsal do Santos, e amparados por Zito, ex-volante santista, hoje gerente de futebol do clube. O empresário dos dois também coincide: Wagner Ribeiro tomou conta da carreira de Robinho até o ano passado, e hoje cuida dos interesses de Neymar.
Diferenças, porém, também fazem parte da dupla. Enquanto Robinho chegou a fazer parte da lista de dispensas santista, passando por humilhações e dificuldades financeiras, Neymar, desde os quinze anos de idade, recebe propostas e salários milionários, sendo considerado uma verdadeira pérola alvinegra.
Dentro de campo as semelhanças também dão um tempo. Neymar fez seu primeiro gol como profissional depois de 3 jogos, enquanto Robinho precisou de 4.
O estilo também difere. Robinho tem como principais características o drible e a velocidade. Já Neymar tem como marcas a capacidade técnica e o caráter organizador.
E entre tantos critérios comparativos, o mais certo é a dúvida pois, ao contrário de Pelé, ambos ainda carregam na frente do futuro um inconveniente ponto de interrogação.

quarta-feira, 11 de março de 2009

CONTRA O TEMPO


Se a ansiedade era muita, agora está prolongada. A FIFA comunicou nesta quarta-feira, exatamente às 3 horas da tarde, que a data do tão esperado anúncio das 12 cidades-sede da Copa 2014 foi adiada para o final de Maio. A justificativa dada pela entidade foi divulgada em inglês no site oficial (http://www.cbf.com.br/sitenoticias/_948715102009311.html) da entidade. “Devido ao aumento do número das cidades-sede de 10 para 12, decidido em um encontro do Comitê Executivo da FIFA, em Dezembro de 2008, em Tóquio; e por não haver necessidade imperativa de uma decisão imediata da escolha das doze sedes, a FIFA, em acordo com o Comitê Organizador Brasileiro, optou por dar mais tempo às analises dos relatórios recebidos depois da última inspeção conduzida em 17 cidades do Brasil em Janeiro e Fevereiro de 2009.” O comunicado acaba contradizendo alguns veículos de comunicação que vêm tentando antecipar a escolha. Se nem a FIFA decidiu ainda, ninguém mais pode saber o resultado.

PARREIRA NO FLU


Fluminense e Volta Redonda jogam hoje pela Taça Rio, e as atenções estarão todas voltadas para o banco de reservas, pois Carlos Alberto Parreira está de volta!
Dono de um currículo invejável que consta 18 títulos na carreira, Parreira ganhou notoriedade pelo destaque no comando de seleções. Só a brasileira, ele já treinou 5 vezes, conquistando o Torneio da Amizade, a inesquecível Copa de 94 e a Copa América de 2004.
Defendeu ainda outras 3 seleções: Arábia Saudita, Emirados Árabes e Kuwait, aonde conquistou vários torneios asiáticos. Entrou definitivamente na história ao ser eleito o melhor treinador do mundo em 2005.
No futebol brasileiro, suas passagens mais marcantes foram justamente pelo seu time de coração, o Fluminense. Em 1984, conquistou seu primeiro campeonato brasileiro e em 1999, também pelo tricolor carioca, levou a Série C. No futebol paulista também fez sua parte, conquistando a Copa do Brasil de 2002, pelo Corinthians. Seis anos depois, a chance de ampliar os títulos nacionais está dada. A começar por hoje.

terça-feira, 10 de março de 2009

ESSE É FORTE


Desde 2004, quando a atual fórmula de disputa foi implantada no Goianão, nenhum time obteve desempenho tão notável quanto o Goiás. Invicto há onze jogos, com nove vitórias e dois empates, o time está a uma vitória de conseguir classificação, com um turno de antecedência. Para isso, basta os esmeraldinos baterem o Mineiros e torcerem para que a Anapolina, terceira colocada do grupo B, não vença seu jogo. E as marcas não param por aí. Além de ser o time com maior número de vitórias, 9, tem também a maior sequência de resultados positivos: da 2ª à 7ª rodada só venceu. Foi o time que por mais tempo ocupou a liderança geral dessa primeira fase: 7 rodadas. É um dos quatro times que ainda não perderam dentro de casa. Com 25 gols marcados, tem o melhor ataque da competição; o artilheiro do campeonato há 9 rodadas, Felipe, com 8 anotados; e também o maior número de goleadas aplicadas, 4 ao todo. O setor defensivo também vai bem. Além de ser o time que menos sofreu gols, somente 4, é uma das três equipes que ainda não sofreu goleada, tendo, consequentemente, o goleiro menos vazado, Harlei, com média de 0,36 gols por partida. Desempenho tão bom dentro de campo, vem rendendo frutos fora dele. Nos jogos de maior público e renda, os esmeraldinos estiveram envolvidos. E assim, com recordes atrás de recordes, o Goiás segue em busca de seu 22º título estadual. Alguém aposta contra?

quarta-feira, 4 de março de 2009

ÚLTIMOS SUSPIROS



Faltam cerca de duas semanas para que o Brasil saiba quais de suas cidades vão sediar a Copa do Mundo 2014. Junto com a expectativa, crescem também as especulações sobre a escolha. Justamente por isso, a CBF divulgou em seu site oficial (http://www.cbf.com.br/sitenoticias/_946419022009226.html) o seguinte comunicado:

"...todas as teses desenvolvidas e informações divulgadas sobre o assunto não têm fundamento. Dessa forma, o Comitê Organizador deixa claro que não há interlocutor autorizado a falar sobre a escolha das cidades-sedes, esclarecendo ainda que nem mesmo os integrantes do comitê têm acesso ao estudo que vem sendo desenvolvido pelo grupo técnico da FIFA responsável pelo projeto da Copa do Mundo 2014.”

Se aos curiosos, cabe esperar, aos organizadores da campanha goianiense resta tentar até o último instante. Na última terça-feira (03/03), o comitê regional se reuniu com o Ministério Público e demais autoridades para discutir o término do anel viário, obra de suma importância para trazer a Copa ao povo goianiense. E amanhã (05/03), o governador do Estado, Alcides Rodrigues, e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, viajam para o Rio de Janeiro, aonde se reunirão com o presidente de honra da FIFA, João Havelange, para reforçarem os méritos da campanha goianiense.

Fica a torcida! Mas, POR FAVOR, sem especulações!

terça-feira, 3 de março de 2009

COPA DO BRASIL = QUOTAS DE TV






Mais que um título e a vaga na Taça Libertadores, a Copa do Brasil rende lucro aos cofres dos participantes. Foram divulgadas nesta segunda-feira as quantias que a CBF vai distribuir aos clubes, todas relativas à transmissão dos jogos pela TV. Baseado em critérios técnicos, os 64 participantes foram divididos em três grupos. O primeiro é composto pelos 10 primeiros no Ranking Nacional de Clubes da CBF, excluídos os que já estão na Copa Libertadores. São eles:

1. Sport
2. Vasco da Gama
3. Flamengo
4. Atlético Mineiro
5. Internacional
6. Santos
7. Fluminense
8. Botafogo
9. Guarani
10. Goiás

Já o segundo grupo é composto pelos clubes da Série A, excluídos os integrantes do Grupo I. São eles:

1. Coritiba
2. Vitória
3. Atlético Paranaense
4. Náutico

Os outros 50 integrantes compõem o terceiro e último grupo, do qual faz parte nosso outro representante goiano, o Itumbiara.

Confira como serão contemplados os 3 grupos em cada uma das fases:

FASE DA COPA GRUPO I GRUPO II GRUPO III
1ª Fase 200 mil 170 mil 75 mil
2ª Fase 200 mil 170 mil 75 mil
3ª Fase 220 mil 220 mil 220 mil
4ª Fase 280 mil 280 mil 280 mil
Semifinal 360 mil 360 mil 360 mil
Campeão 2 milhões 2 milhões 2 milhões
Vice 1 milhão 1 milhão 1 milhão