quarta-feira, 25 de março de 2009

UM RAIO CAI 3 VEZES NO MESMO LUGAR?


A comparação é inevitável! As semelhanças entre Neymar e Robinho não se resumem à aparência física. Vindos de famílias humildes, os dois iniciaram a carreira no time de futsal do Santos. Depois viraram referência nas categorias de base até chegar, com 17 anos, no time profissional, onde além de adotar o número 7, representaram a esperança do torcedor alvinegro.
As coincidências não param por aí. Ambos foram descobertos por Betinho, treinador de futsal do Santos, e amparados por Zito, ex-volante santista, hoje gerente de futebol do clube. O empresário dos dois também coincide: Wagner Ribeiro tomou conta da carreira de Robinho até o ano passado, e hoje cuida dos interesses de Neymar.
Diferenças, porém, também fazem parte da dupla. Enquanto Robinho chegou a fazer parte da lista de dispensas santista, passando por humilhações e dificuldades financeiras, Neymar, desde os quinze anos de idade, recebe propostas e salários milionários, sendo considerado uma verdadeira pérola alvinegra.
Dentro de campo as semelhanças também dão um tempo. Neymar fez seu primeiro gol como profissional depois de 3 jogos, enquanto Robinho precisou de 4.
O estilo também difere. Robinho tem como principais características o drible e a velocidade. Já Neymar tem como marcas a capacidade técnica e o caráter organizador.
E entre tantos critérios comparativos, o mais certo é a dúvida pois, ao contrário de Pelé, ambos ainda carregam na frente do futuro um inconveniente ponto de interrogação.

Nenhum comentário: