terça-feira, 11 de maio de 2010

YES, THEY CAN

A ESSÊNCIA DA COPA DO MUNDO

MEMÓRIAS FALHAS E PÓSTUMAS

Dunga nem precisava clamar por patriotismo! Como todo brasileiro, amamos futebol e idolatramos o país, sobretudo, em época de Copa! Até o fim, vamos morrer de torcer pelo hexa! Mas, não duvidem, vamos morrer sofrendo!

Pedidos de perdão, esses sim caberiam, afinal, Dunga errou!

Antes de chegar a essa conclusão, busquei o senso de justiça, tirei a balança que poderia pesar a favor de números, pontos, resultados; e contra meu amor aflorado, irracional e perdido pelo futebol arte! Ponderei tudo aquilo que deveria e que, felizmente ou não, me veio à memória! Memória que pode sim me botar chifres! Mas se ela trai a um, trai a todos: inclusive a Dunga!

Não, não me esqueci da proposta primeira de renovação após o fiasco dos descomprometidos de 2006! Pelo contrario, concordei e, em partes, pequenas partes, diria até que fui atendida! Dos 23 jogadores convocados, somente 8 participaram da última Copa! Renovação de 65%! Uau? Uau nada! Os que entraram soam-me até mais ultrapassados que aqueles que não voltaram! A media de idade de 28,7 anos, a maior de toda a história do Brasil, comprova como é parcial e velho esse “novo”! Mas, ok! Ponto pro Dunga, afinal, promessa feita, promessa cumprida!

Preterir aqueles que trocaram a vida de herói pela vida de bandido (alguns, literalmente!), foi correto e... e... aí, como é difícil usar essa palavra depois de ouvi-la irresponsavelmente durante 3 anos e meio e, sobretudo, na última 1,5 hora! Mas, vamos lá: foi correto e COERENTE, pelo menos nesse específico caso! Não, não me interessa o que o jogador faz fora de campo! Desde que isso, é claro, não prejudique a perfeita harmonia exigida em um trabalho em grupo. Dunga 2 x 0!

Conquistas também pesam do lado direito da balança. Na era Dunga, só não conquistamos as Olimpíadas, que, aliás, se não foi feita para ter futebol, também não poderia ter sido feita para brasileiros! Tem extrema unção, Dunga! A Copa América veio acompanhada de 3 deliciosas cerejas sobre o bolo argentino! Uma delícia! A Copa das Confederações foi mais fácil, e isso não a desvaloriza, afinal, a tão temida Espanha sequer fez cócegas! Isso sem contar a 1ª colocação no ranking da CBF! Ah... como é imponente e tranqüilizador começar uma Copa já sendo o melhor! É como iniciar uma decisão já ganhando de 3 x 0 – o que, neste momento, faz Dunga sobre mim!

Irreversível? Temo que sim, afinal, entro nesse jogo, se Deus quiser, para perder! Abrir mão de lutar, NUNCA! Até que a taça entre dentro dos meus olhos e me forcem ao choro, revidarei a “coerência” com contestações! Coisa de jornalista...

O outro lado da balança é o esquerdo não por acaso! Ali, naquele setor, localiza-se por exemplo o coração dentro do corpo humano! Dunga, ao justificar a ausência de Adriano – pela qual, bato martelo -, disse que deixaria o coração de lado e se utilizaria da razão! Que razão é essa que no evento em que se reúnem os melhores jogadores do mundo, dá lugar aos reservas? A quem Doni, Felipe Melo, Kléberson e Júlio Baptista estão substituindo? Eu diria que estão entrando no lugar da titularíssima, porém, incoerente “coerência” de Dunga!

Sabe o que também fica do lado esquerdo, pra onde pende minha balança? A memória! Esse lado não vem sendo muito trabalhado por Dunga! Em 1 hora e 14 minutos de entrevista, ele se contradisse um numero bem suficiente de vezes! No começo, justificou todos os nomes dizendo: “Cada um foi construindo sua casinha durante esses 3,5 anos!”. Depois, disse: “Tem jogadores que jogam 5 minutos e aproveitam”. ??? Essa foi pra Grafitte, que foi convocado uma única vez e ainda por força do acaso: Luís Fabiano se machucou após a convocação para o último amistoso e a vaga caiu do céu para o atacante do Wolfslbourg, que jogou durante 27 minutos e deu 1 passe de calcanhar pro gol de Robinho contra a Irlanda! O seu “só?”, por incrível que pareça, para o Dunga quer dizer “tudo isso!”. E isso é razão!!! Coisa de técnico...

É tão razão quanto se esquecer que 6 meses em um clube podem sim dizer mais que 27 minutos na seleção! Realmente, em março, ninguém clamava pelos inexperientes Neymar e Ganso. Mas, por acaso, em 2006, alguém pedia Dunga na seleção? E quando ele foi anunciado por Ricardo Teixeira sem nunca sequer ter treinado um time na vida? Disso, da sua própria experiência (e superação!) com a falta de experiência, ele se esqueceu e, por isso, gritou que os Meninos da Vila são jogadores do futuro, assim como eternamente será o Brasil se tivermos nos postos de comando gente como Carlos Caetano Bledon Verri! Esse é o homem que não aceita colocar absolutamente ninguém acima da seleção brasileira, a não ser ele mesmo!

Pra mim, Dunga não jogou pra fora todo seu conhecimento nem minhas ansiosas esperanças, mas ficou na trave! Tomara que, como em 94, esse pênalti resvale no poste, mas morra no fundo da rede! Juro que torço!

ओस SONHADORES


Sonhar não custa nada! Que o digam aqueles a quem resta alguma esperança! E olha, não são poucos!

Com Júlio César garantido, restam para o gol 2 vagas, porém, há 3 candidatos: Doni é o 2º goleiro com maior número de convocações: 10 jogos, 7 gols sofridos. Por outro lado, não vem pegando nem a reserva da Roma. Gomes foi importante na temporada do Tottenham, da Inglaterra, mas também não é titular absoluto. Na seleção, foi um dos primeiros a ser testado. Víctor é nome quase certo! Integrou o grupo campeão da Copa das Confederações e vive momento espetacular no Grêmio. Sonha com propriedade!
Na zaga, o jovem Thiago Silva está perto de garantir seu lugar! Convocado 6 vezes, foi titular em 3 oportunidades। Além disso, se destaca no contestável time do Milan. Miranda foi lembrado por Dunga também em 6 oportunidades, foi titular 4 vezes, mas não vive momento brilhante no São Paulo. Corre por fora.


Sonhar com a lateral-direita é jogar tempo fora. Cicinho, Ilsinho, Léo Moura e Rafinha já passaram por lá. Mas com Maicon e Daniel Alves, simplesmente, não restam vagas!
Bem diferente do outro lado do campo। Na ala esquerda, não há um nominho sequer garantido! Já candidatos, não faltam: o líder em participações é Gilberto, vinte duas ao todo! Já esteve em uma Copa do Mundo, é opção para o meio, mas muito irregular em seu time, o Cruzeiro। Kléber foi lembrado muitas vezes: 12 no total! Defensivamente é o melhor dos candidatos, mas, na seleção, não mostrou bom futebol! André Santos é o contrário, extremamente ofensivo, e com boas atuações com a amarelinha। Porém, sem prestígio! Filipe Luís foi bem na única vez em que foi lembrado, mas acaba de voltar de séria contusão, o que pesa! Os favoritos talvez sejam Marcelo, que vem vivendo ótima fase no Real Madrid, e, principalmente, Michel Bastos, que apesar da inconstância na defesa, é excelente ofensivamente e ainda marca gols! Sonha com os pés no chão, diferentemente do mais novo candidato: o veterano Roberto Carlos, que anda jogando muito pelo Corinthians, mas é só!

Com 4 volantes garantidos, talvez reste apenas vaga: brigam por ela Kléberson, reserva do Flamengo; e, Hernanes, que só no São Paulo consegue mostrar seu brilhante futebol. É possível que o lugar seja ocupado por jogadores de outras posições!
No meio campo, por exemplo, a clamor popular chama a atenção! Afinal, trata-se de 2 candidatos de MUITO PESO! Ronaldinho Gaúcho, com um currículo que dispensa apresentações, teve 20 chances com Dunga, fez 5 gols, deu 6 assistências, mas perdeu espaço pela comportamento fora de campo e pela falta de comprometimento com a seleção। No Milan vem jogando muito. Mas se formos considerar o desempenho atual, a vaga é de Paulo Henrique Ganso! As atuações memoráveis já deram ao Santos o título de Campeão Paulista. Na final, ele chamou toda a responsabilidade! Apesar disso, pesa a falta de experiência, afinal, ele NUNCA, nunquinha foi chamado por Dunga.


Outro que vive basicamente a mesma situação é seu companheiro de clube, o jovem e talentosíssimo Neymar! Seus concorrentes são fortes: Adriano, que até o início do ano tinha vaga garantida, nesse semestre, fez tudo pra não ser convocado e corre seríssimo risco de ser atendido! O que mais se aproxima de suas características é Grafite, que teve poucos minutos pra mostrar a Dunga o que é capaz, mas o fez! Diego Tardelli teve 4 chances, não foi tão bem, mas vive ótimo momento no Atlético Mineiro! Hulk, espécie de xodó de Dunga, não mostra justificativas, mas é xodó de Dunga!

O certo é que gente pra cruzar os dedos a uma da tarde, não vai faltar!

ओस INTOCÁVEIS


Dos 23 jogadores a serem convocados logo mais, pelo menos 16 não estão sequer preocupados! São os INTOCÁVEIS!
Comecemos pelo gol: Júlio César participou de 36 jogos, levou 21 gols, é o melhor goleiro do mundo na atualidade e, por isso, titular absoluto de Dunga!
Na zaga, Lúcio é incontestável! Com ele em campo, o Brasil levou um gol a cada 147 minutos, isso fora o espírito de liderança! Juan e Luisão pela consistência e presenças constantes nas convocações também estão garantidos!
A lateral-direita ninguém tira de Maicon - 44 jogos pela seleção: 4 gols e 8 assistências; e, também, Daniel Alves - 3 gols, 6 assistências. Isso fora a ótima fase em seus respectivos clubes – Internazionale e Barcelona. Aliás, nesse quesito eles são quase exceções dentro do grupo de Dunga.
A lateral-esquerda, por exemplo, é a maior das incógnitas! Michel Bastos, Marcelo, Gilberto, André Santos, Kléber, Roberto Carlos! Quem está garantido? Ninguém! Portanto, deixemos para o próximo post!
Os volantes são recordistas em reclamações e contestações por parte dos torcedores. Mas a Dunga restam pouquíssimas dúvidas! A figurinha de Gilberto Silva já pode pregar no álbum! Vestiu a amarelinha 46 vezes. Só perde em número de convocações para Robinho, o recordista com 47! Felipe Melo é o pé-de-ferro, ganhou a confiança do técnico que nem se lembra das irregularíssimas atuações no seu time, a Juventus da Itália. Ramires só fez 11 jogos pela seleção, mas é o único dos volantes que sai com qualidade e muita velocidade ao ataque! Josué não está bem na Alemanha, mas sua obediência tática é admirada por Dunga! Também está dentro!
No meio campo, 3 nomes acompanharam a trajetória do técnico na seleção. Elano, o coringa, 40 jogos, 6 gols, 9 assistências! Kaká, a estrela, o armador, 34 jogos, 13 gols e 6 assistências! E Júlio Baptista, reserva em seu time e na seleção, aonde é muito contestado, mas não por Dunga, que se derreteu com a atuação do meia na final da Copa América! Como fidelidade é o forte de Dunga, esses 3 já estão lá na África!
O ataque foi o setor mais testado pelo técnico, mas das 4 vagas, 3 já parecerem estar ocupadas: Robinho é nome certo! Além de ter sido o jogador mais convocado da era Dunga, fez 16 gols e deu 7 assistências! A 9 ninguém tira de Luís Fabiano, artilheiro da seleção com 19 gols e, por isso, com chance 0 de ficar de fora! Nilmar aproveitou bem as poucas chances que teve: em 10 jogos, 7 gols – média que impressiona a todos e não deixa dúvidas a Dunga, que, aliás, não vai tirar nenhum dos 16 jogadores aqui citados – eles são INTOCÁVEIS!

OS INUSITADOS


A primeira lista vai destacar os inusitados e, muito provavelmente, esquecidos! Aqueles que já tiveram sua chance, mas que você e o próprio Dunga talvez nem se lembrem que um dia já vestiram a amarelinha! Desde agosto de 2006, já passaram pela Granja Comary:

  • O goleiro Helton, convocado 4 vezes, titular nas 4 vezes e com 4 गोल्स sofridos
  • Os laterais: Rafinha e Ilsinho, ambos com uma só passagem!
  • Os zagueiros Gladstone, Henrique e Cris, que tiveram uma chance, e Naldo, lembrado 4 x por Dunga
  • Como volantes, Fábio Simplício, convocado 1x, Tinga, convocado duas, e Fernando, lembra do Fernando? Bom, ele teve 4 passagens! Era pra você se lembrar!
  • No meio campo, um pessoal mais conhecido: Thiago Neves, na época aclamado pelo povo, Diego Souza, eleito o melhor jogador do Brasileirão 2009, Sandro, destaque no Internacional, e Carlos Eduardo, que esteve, inclusive, na última lista। Será, Será?
  • Bom, lá na frente, é... lá na frente choveram nomes esquisitos: Ricardo Oliveira, Jô, Bobô, Hulk – essa ainda com chances, e Afolso Alves, o desconhecido mais prestigiado por Dunga – 8 convocações e 1 gol!

Pra muitos, essa é a lista dos descartados, mas pra eles, lááá no fundo, a gente aposta, ainda resta um mínimo de esperança!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

NA PENUMBRA, MAS BEM EQUILIBRADO


A Série A ganha ao reunir na mesma edição os times principais e de maior torcida do Brasil, os chamados grandes. Nem por isso a Série B fica pequena! É claro, vai chamar bem menos atenção. Mas a disputa ganha força, equilíbrio e, sobretudo, 1 vaga a mais, afinal, sempre que um grande desce, a tendência é voltar logo no ano seguinte - assim foi com a maioria absoluta!

Nessa edição, podemos destacar não apenas um gigante adormecido, mas os 4 times que, se em 2010 fracassaram, nesse início de 2011 já mostram postura e números vitoriosos.

O Coritiba, Campeão Brasileiro em 85 e Campeão da Série B recentemente, em 2007, já garantiu uma taça esse ano: a do Campeonato Paranaense, com uma rodada de antecedência, sobre o rival de Série A, Atlético-PR. Tudo isso, eleva a moral de um time que conta com a experiência e comprometimento do técnico Ney Granco, com as belas e precisas defesas de Édson Bastos e com o ataque formado pelo veloz Marcos Aurélio e pelo oportunista argentino Ariel.

Quem também vem forte são os pernambucanos que, em 2010, morreram abraçado, mas prometem ressurigir também juntos! O Náutico saiu humilhado da Copa do Brasil, mas foi eliminado por um time que hoje está nas semifinais da competição e com um histórico de invencibilidade e goleadas no Barradao, o Vitória! No Estadual eliminou o empolgante Santa Cruz, mas parou no Sport, pentacampeão pernambucano e favorito ao acesso em 2010! Favorito não só pelo bom momento: tem jogadores experientes como os Eduardos Ratinho e Ramos; conta com o vigor de jogadores formados nas categorias de base – grende aposta da diretoria -, como Ciro, artilheiro da equipe na temporada; além, é claro, do técnico Givanildo Oliveira, conhecido, não por acaso, como o “Rei do Acesso”!

O Santo André vem de uma campanha espetacular no Paulistão e de uma honrosa final que quase tirou o titulo dos badalados Meninos da Vila! Tinha tudo para reviver a boa campanha de 2008 (quando conseguiu o acesso) e retornar à elite (aonde ficou somente 1 ano), mas, ao que tudo indica, deve perder grande parte do elenco que deu o que falar nesse início de temporada! Bruno César já foi para o Corinthians, o Vasco quer logo um pacotão, que já tem quase certo o artilheiro Nunes – das comemorações prepotentes (a la Thierry Henry!), e que visa ainda Branquinho e Cesinha! Até Sérgio Soares vem sendo cotado pra deixar o Ramalhão. Mesmo com tantos desfalques, é candidato! Só não pode se descaracterizar ao extremo!

Portuguesa e Figueirense bateram na trave no ano passado e não vão querer deixar a vaga escapar mais uma vez. Os catarinenses contam com o simbólico e categórico Fernandes, além da juventude e velocidade de Willian. Já a Lusa tem sua grande força no técnico Vadão, que fez belíssima campanha no ano passado devolvendo o Guarani à Série A.

É bom não nos esquecermos da tradição e pressão que envolvem o Bahia, e da massa goiana que faz o Vila Nova de Max, Nunes, Gavião, Gil, Roni e Bruno Cazarine sempre uma grande força!

QUARENTÃO DE RESPEITO




Quanto mais velho melhor!
A tônica vale também para o Campeonato Brasileiro, que chega maduro, soberano, poético, forte e equilibrado, muito equilibrado, à sua 40ª edição!

Já não há mais o que provar.
A desconfiança depositada na fórmula dos pontos corridos foi diluindo-se ao longo desses 7 anos e virou fumaça em 2010, quando somente na última rodada ficaram estabelecidos o campeão, os rebaixados, e os classificados a Libertadores e Copa Sul-Americana.

Tradição e autoridade suprema.
Com a ascensão do Vasco à 1ª divisão, voltamos a ter os 12 times de maior torcida reunidos em um só lugar, na elite! Desde 2003, ano em que os pontos-corridos foram instaurados, somente em duas edições, as de 2004 e 2007, o Brasileirão tinha todos os gigantes medindo força! Em 2003, ficaram de fora Palmeiras e Botafogo; em 2005, o Grêmio; em 2006, Atlético-MG; em 2008, o Corinthians; e, no ano passado, o Vasco, hoje de volta!

Poético e cheio de surpresas!
Será o Brasileirão da arte, dos gols e de muito respeito, afinal, teremos craques consagrados, como Adriano, Fred, Robinho e Ronaldo, e, ainda, revelações, como Caio, Walter, Neymar, Paulo Henrique Ganso, entre outros que, justamente por serem surpresas, esperamos com tanta ansiedade.

Bonitão e sarado.
Serão só 7 rodadas até a Copa do Mundo. Durante 30 dias, o mundo para, o Brasileirão para, mas os trabalhos não! Será a hora de corrigir os eventuais (ou, para alguns, recorrentes) erros do início de temporada, se aprimorar moral e fisicamente, e se reestruturar em termos de elenco, já que o meio do ano é a época das janelas e negociações e todo mundo pode contratar, mas também perder jogadores!

Isso, sobrevida a todos e, consequentemente, ao nosso quarentão, que nunca esteve tão em cima!

Bom Brasileirão a todos!