terça-feira, 12 de maio de 2009

COMEÇANDO COM TUDO


A primeira rodada deste Brasileirão retratou com fidelidade as expectativas de equilíbrio em 2009.

Ao todo, 5 partidas terminaram empatadas (Sport 1 x 1 Barueri; Avaí 2 x 2 Atlético-MG; Grêmio 1 x 1 Santos; Santo André 1 x 1 Botafogo; Goiás 3 x 3 Náutico), fato que não acontecia desde 2003, na primeira edição com sistema de pontos-corridos, quando 8jogos acabaram com igualdade no placar.

Das 5 equipes que saíram de campo com a vitória (Palmeiras, Internacional, Fluminense, Cruzeiro e Vitória) nenhuma conseguiu abrir mais de dois gols de diferença. O Inter venceu o Corinthians somente por 1 x 0, assim como fez o Fluminense sobre o São Paulo. Aqueles que fizeram mais de 1 gol (Palmeiras 2 x 1 Coritiba, Cruzeiro 2 x 0 Flamengo, Atlético-PR 0 x 2 Vitória) só marcaram o segundo nos minutos finais da partida, tamanho o equilíbrio.

Quatro das equipes vencedoras não sofreram gols (Internacional, Fluminense, Cruzeiro e Vitória). É... alguém se lembra que o tri-campeão brasileiro São Paulo terminou com a defesa menos vazada em 2006 e 2007 e com a segunda melhor em 2008?

Isso fora as estatísticas de 4 dos perdedores: o próprio São Paulo junto a Corinthians, Flamengo e Atlético Paranaense, por incrível que pareça, assistiram e finalizaram mais que os vencedores, o que deixa ainda mais evidente a dificuldade da competição.

E por falar em vitória e dificuldade, mérito para os visitantes da rodada que, ao conquistarem 46,7% do total de pontos, alcançaram o segundo melhor aproveitamento em 7 anos de pontos-corridos.

Mas nada de empolgação, afinal nunca, desde que essa fórmula de disputa foi adotada, um líder na rodada de abertura sagrou-se campeão.

Para os que gostam de números: em 10 jogos foram marcados 25 gols, média de 2,5 - a terceira melhor desde 2003. 3 deles foram de cabeça, 2 de falta. Ao todo, 4 foram anulados, 2 bolas foram tiradas em cima da linha e 5 ficaram na trave. 3 pênaltis foram marcados, 2 convertidos.

O jogo em que a rede mais balançou foi entre Goiás e Náutico, cada um marcando 3. Só Felipe, atacante do Verde, marcou 2 e é o primeiro artilheiro da edição 2009.
Palmeiras, Goiás e Náutico foram os times que mais receberam cartões amarelos: 5 no total. O Santo André foi a única equipe que não amarelou, apesar de Cicinho, expulso com o vermelho direto. Ao todo foram marcadas 405 faltas, menor número da era de pontos corrridos.

Alterações nos esquemas táticos também foram observadas. No ano passado, apenas 5 das 20 equipes iniciaram seus jogos no 3-5-2. Esse ano, foram 11! Não que isso garantisse alguma coisa, afinal 5 deles perderam e 2 empataram.

É... se os números são os maiores representantes da mais exata das ciência, também podem dizer muito sobre o mundo do futebol!

6 comentários:

vinicius disse...

Monara Marques = PVC


nada mais a declarar

fernando disse...

Esse campeonato vai ser muiiiiiito equilabrado Monara!!!

Luciano disse...

O São Paulo pode não estar bem... mas vai crescer na hora certa!

Abraços monara!

Washington disse...

Esse ano oq vai ser mais equilibrado vai ser a artilharia do campeonato... muitos matadores em um só campeonato.

ótima matéria monara!

Marcos disse...

Foram tantos números que eu fiquei até tonto, mas isso demonstra o quão vc é estudiosa e excelente no que faz. COntinue assim...

Pedro Henrique disse...

Futebol é feito de números!!!

sempre foi assim...