segunda-feira, 11 de maio de 2009

VILA NOVA NO BRASILEIRO


Conta a enciclopédia do futebol que por 6 anos o colorado integrou a principal divisão do Campeonato Brasileiro. 

A primeira participação foi em 1974, ano de Copa do Mundo e ditadura, em que a política militar impôs um mínimo de 74 clubes representantes. Entre eles estava o Vila, bi-campeão goiano, porém somente o 50º na competição nacional. 

Em 1978, as 3 séries se juntaram, inchando o campeonato com o número recorde de 94 clubes. Na ocasião, a melhor participação do Vila Nova na série A: 21ª colocação. As outras 4 vezes foram em 1980, 81, 83 e 85. 

A maior conquista nacional veio, porém, só em 1996, quando o Tigre sagrou-se campeão invicto da Série C. 

Em 97 chegou a disputar o quadrangular final da Série B, mas não conseguiu o acesso que ficou com América Mineiro e Ponte Preta. 

Em 99 figurou mais uma vez entre os 4, mas perdeu a vaga para Santa Cruz e para o rival Goiás, em um dos jogos mais polêmicos da história do futebol goiano. 

Em 2006 fez péssima campanha e acabou rebaixado para a Série C. 

Um ano depois voltou para a B ao lado de Bragantino, Bahia e ABC. 

2008 foi o ano da ilusão. Depois de passar a maioria das rodadas na zona de classificação para a elite, deixou a chance escapar no final e acabou em 6º. 

2009 começou mal, a 7ª colocação foi o máximo que o time conseguiu no Goiano, mas vai que as forças estão sendo guardadas pra série B. Será?

Nenhum comentário: