segunda-feira, 11 de maio de 2009

GOIÁS NO BRASILEIRO

Em 1973, o Campeonato Goiano começou não só para o Goiás, mas para o futebol goiano. 

Primeiro time do Estado a fazer parte da competição, o alviverde até que fez bonito para uma estréia: 13ª colocação entre 40 participantes. 

Em 1989, foi campeão estadual e, apesar do mero 10º lugar no Brasileiro, marcou a história já que fez seu primeiro artilheiro no nacional: Túlio Maravilha com 11 gols. 

Em 93, conviveu com a primeira queda para a divisão de acesso. Mas não demorou muito pra voltar. Já no ano seguinte o time foi vice-campeão da Série B e garantiu novamente uma vaga na divisão de elite. 

Dois anos depois, fez uma de suas melhores campanhas no Brasileiro. Chegou até às semifinais, quando foi eliminado pelo futuro campeão Grêmio. 

Em 98, nova decepção. Pela segunda vez na década (e na história!), o time caiu para a segunda divisão. 

Em 99, o ano da redenção. Além do tetracampeonato goiano, chegou às quartas-de-final da Copa do Brasil e ainda conquistou o Brasileirão Série B, tido até hoje como o único título nacional do Verde. 

Um ano depois, chegou ao penta goiano e fez seu segundo artilheiro na série A: Dill com 20 gols. 

2003 foi o ano da recuperação. Depois de amargar a lanterna do Brasileiro por quase todo o primeiro turno, o verde quebrou recordes, terminando a competição em 9º lugar e com mais um artilheiro: Dimba, 31 gols. 

A melhor campanha esmeraldina de todos os tempos na série A veio em 2005, quando o Goiás disputou o título simbólico do returno, terminando a competição no 3º lugar geral do Brasileiro e ainda garantindo a inédita vaga à Copa Libertadores da América. 

Dois anos depois o time beirou novamente o inferno, passando grande parte do segundo turno na zona de rebaixamento e garantindo sua permanência na A somente na última rodada ao vencer por 2 x 1 o Internacional de Porto Alegre. Ufaaaa... 

No ano passado, o time também passou sufoco, mas só até a chegada de Hélio dos Anjos que reorganizou a equipe, conquistou pela segunda vez na história do Verde uma vaga a Sul-Americana e promete muito, talvez até mais do que possa cumprir neste tão esperado 2009.

Nenhum comentário: