segunda-feira, 30 de junho de 2008

AINDA SEM CONVENCER

Pela primeira vez neste Brasileirão Série B, o Vila Nova venceu por um placar com mais de um gol de diferença. Poderia ter sido de muito mais, mas o Vila ou não deu conta, ou não quis. E neste caso, não sei qual das duas opções é pior.

Oportunidades, além das resultadas em gol, o time teve. E várias. Até porque o adversário não ofereceu resistência. Com exceção das bolas aéreas, já que Cláudio Luiz, com seu 1,97m, e Willian Amaral, de 1,83m, não davam a menor chance para Túlio, de 1,78m, e Wando, de 1,70m.

Mesmo assim, o Vila insistiu inúmeras vezes nas bolas alçadas e isso, por incrível que pareça, não é nem falta de orientação do treinador, nem desobediência dos jogadores. É conseqüência de um outro problema: o esquivar dos meias.

Desde o inicio do campeonato, vê-se os armadores muito distantes do ataque. Tanto físico, quanto funcionalmente. Basta observar que a maioria dos gols colorados surgiram ou de bola parada ou de jogadas pelas laterais.

Aliás, este é um outro setor que vem segurando as pontas, mas pode ainda ser muito prejudicado com a ausência dos centrais. Quase nunca Reinaldo e Caíco encostam em Fernandinho (Marcel) e Osmar para uma tabela ou qualquer outro tipo de jogada que possa sair dos triviais cruzamentos (que devido as características dos atacantes, nunca resultam em gols), ou dos cortes para o meio, onde há um buraco justamente porque os armadores lá não estão.

Para a próxima partida, Givanildo terá problemas já que Guilherme continua contundido e Heleno levou o terceiro cartão. Isso fatalmente resultará em uma mudança de esquema, até porque joga fora de casa e isso, até psicologicamente, exigirá uma postura mais defensiva do time.

Mais uma prova de fogo para os armadores, que se não exercerem suas funções de avante, recuarão ainda mais o time - um verdadeiro convite para um bombardeio adversário que, dificilmente, a nova zaga vilanovense conseguirá segurar.

Olho nisso, se não a escrita das partidas fora de casa permanecerá a mesma: derrota, derrota, derrota...

3 comentários:

Unknown disse...

eu diria que essa foi uma leitura perfeita do time do vila nova nesse brasileirão série B...

perfeita!

=***

Anônimo disse...

se esses meias não jogarem bola, não tem santo Givanildo que dê conta...

abraços monara!

Unknown disse...

especial monarinha...
vc tem que publicar seu blog no programa.. fala com o mané rsrs.. vai ficar famosíssima

sucesso.. abraços gui!