domingo, 17 de janeiro de 2010

VAI COMEÇAR


A moeda pra cima indica não só o começo, mas também a dúvida. Cara ou coroa? Muito mais que isso! Apesar de todo o favoritismo girar em torno de 2 só times – Goiás e Atlético - o Goianão 2010 promete muito mais que isso e eu mesma lanço minhas expectativas à sorte!

Os gladiadores estão sem sua grande arena. Por outro lado, vão lutar aonde costumam brincar de jogar futebol! Vantagem pelo domínio sobre o território ou armadilha pelo excesso de confiança? A única certeza é que nenhum caldeirão é unânime. O primeiro a provar isso foi o Vila Nova, campeão de 2005 e dono de uma inédita vitória sobre o Goiás em plena Serrinha. Não, não estou dizendo que os donos da casa não serão favoritos. Mas é bom moderar as apostas lotéricas durante os clássicos.

Tecnicamente nem tanto, mas consigo sim ver um campeonato competitivo. Só o fato de estar enxuto já comprova uma concorrência mais seleta. Além disso, algumas justificativas. Sobre os 2 times de série A, não há como negar, são mesmo as grandes forças, as grandes atrações, o que há de melhor no campeonato. Até porque vão usar o Goianão pra dar início a uma guerra que se estenderá durante todo o ano, ou alguém duvida que o objetivo primeiro de cada um no Brasileiro será terminar na frente do outro? O Vila Nova no papel não agrada, mas toda novidade traz consigo certo fôlego. Além do elenco renovado, a diretoria é nova e o projeto é novo. Cabe aos colorados não se entregar, não perder para a pressão que já dura 5 anos no estadual e, no Brasileiro, começou a partir do dia 21 de novembro de 2009, com a ascensão do Atlético. Que sirva pra ajudar, não para atrapalhar. O Itumbiara além de novidades tem um bom time no papel e muito dinheiro em caixa. E em 2008 provou que essa mesma fórmula pode dar certo. Por falar em dinheiro, essa é a esperança do Crac, de Adib Elias, e do Santa Helena, terra do atual governador. A Anapolina, no ano passado, sem um pingo de recurso, vendendo boné para pagar a folha, ainda conseguiu seu objetivo: se manter na elite. Diferentemente do rival. Aliás, a queda do Anápolis para a Segundona serviu para acordar a prefeitura que, dessa vez, disponibilizará um mínimo de recurso que, certamente, ajudará a Xata a continuar, no mínimo, sendo chata. O Trindade a cada ano só cresce de rendimento. Em 2005, foi campeão da Terceira Divisão. Em 2006, subiu para a primeira. Em 2007, se segurou. Em 2008, terminou em 8º. E no último ano, em 6º, na frente, por exemplo, de um grande nome: Vila Nova. É claro que o passado não vai garantir uma boa campanha em 2010, mas representa um recado, que vem sendo muito bem dado: não fazer feio no estadual. Segurar o lado fraco da corda, muito provavelmente, ficará a cargo de Canedense e Morrinhos. Ao primeiro porque falta o essencial: vontade de permanecer entre os grandes. Se não fosse verdade, não estaria ameaçando não participar da competição desde quando subiu! O segundo pela falta de experiência, tanto na competição, quanto dos próprios jogadores. A esperança é que reste, pelo menos, uma revelação.

Pelo o que se pode ver, aposto na cara e na coroa. É, eu compro a ideia de que nosso estadual é bom, e tem tudo para ser um dos melhores do país. Se em campo, nada disso proceder, fica pelo menos a consciência de que há dentro de mim um certo bairrismo e que há na imprensa goiana quem acredita em Goiás.

Um comentário:

Flávio Salviano disse...

GOSTEI..
x)
mas o verdao vai ganhar
x)