terça-feira, 22 de setembro de 2009

PONTOS CORRIDOS: CAEM OS PONTOS, AUMENTAM AS EMOÇÕES


Nível caindo ou competitividade aumentando? A cada ano, observa-se uma queda de aproveitamento do campeão brasileiro. Desde que o campeonato começou a ser disputado no sistema de pontos corridos, os times levantam a taça fazendo um número menor de pontos que no ano anterior.

Verdade que a queda está cada vez menos drástica, porém, a tendência é que continue caindo. Em 2003, por exemplo, apesar de ter tido um número maior de jogos, 46 no total - já que 24 clubes disputavam a divisão de elite, o Cruzeiro chegou ao número recorde de 100 pontos conquistados.

No ano seguinte, com o mesmo número de partidas, o Santos foi campeão com somente 89, ou seja, 11 a menos que os mineiros.

Em 2005, o Corinthians deixou a média cair 7 pontos, mas é bom lembrar que a disputa era com outros 21 times, ou seja, havia um número um pouco menor de jogos.

De 2006 pra frente, sempre 20 times, jogando cada um 38 vezes. Fórmula mantida, pontuação ainda em queda. O tricampeonato do São Paulo começou com 78 pontos, caindo para 77, em 2007 e para 75, no ano passado.

Este ano, a tendência é que não só a pontuação, como também a diferença do primeiro para o segundo colocado também diminua. Nunca na história dos pontos corridos, tivemos um Brasileirão com tantos times e com pontuações tão próximas.

Hoje, o líder Palmeiras e o vice-líder São Paulo têm os mesmos 44 pontos. Somente ganhando 11 e empatando, pelo menos, 1 dos 13 jogos restantes é que eles teriam chances de superar a pontuação final da última edição.

Por outro lado, a proximidade dos rivais, indica o alto nível de disputa. O terceiro colocado, Internacional, está há 1 pontinho do lugar mais alto da tabela, 43. O Goiás vem logo atrás, na 4ª colocação, com 42. E a briga vai muito além do G4. Atlético Mineiro, Grêmio, Avaí, Flamengo e Corinthians estão matematicamente muito próximos de, pelo menos, uma vaga na Libertadores.

Se for pra diminuir os pontos, mas aumentar as emoções, os torcedores e o sempre questionado sistema de pontos corridos é que agradecem!

Nenhum comentário: