sexta-feira, 27 de novembro de 2009

QUEM FALA O QUE QUER...


Ser campeão não é fácil. Hepta, então, nem se fala! Como se não bastassem os adversários de tabela, os concorrentes a título, e o tão contestado tribunal (não por mim, que isso fique bem claro!), o São Paulo se viu nesta semana diante de declarações exaltadas demais para um presidente de clube. Luiz Gonzaga Belluzzo, do Palmeiras, pegou pesado e, mais uma vez, passou dos limites! (Assista ao vídeo abaixo) Recapitulando! Ao dizer: “Ontem eles já morreram”, mr. Belluzo se referia à derrota do São Paulo para o Atlético Mineiro, ainda pela 30ª rodada do Brasileirão, quando o próprio Palmeiras liderava a competição, com 54 pontos. Quatro rodadas depois, o mesmo Belluzzo (desculpe a repetição do termo, mas não acho justo com o verdadeiro e digno Luiz Gonzaga) xingou e ameaçou o árbitro Carlos Eugênio Simon, foi denunciado e julgado pelo STJD por 9 meses. Mesmo assim, ainda houve explicações. A mídia, claro, tem o dever de dar o espaço, afinal, toda versão tem dois lados! Só que o lado de Belluzzo é contrário ao caminho que leva à ética, ao fair-play, à postura correta não só de um cidadão, mas de um homem que ocupa tal cargo. Ainda mais diante da exaltação de uma torcida quase descompromissada com esses princípios e, a partir daquele momento, insitada à violência moral ou, no mínimo, ao desrespeito! Dessa vez, a lamentação transpõe a comunidade sãopaulina e atinge a todos aqueles com um mínimo de sensatez. Não precisa gritar, xingar, muito menos matar. A taça já é sua, Belluzo, o pior de 2009!

Confira o vídeo do título:


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

COM AS CARTAS NA MÃO


Coadjuvantes com cara de protagonistas! É... o Campeonato Brasileiro tem tudo para ser decidido por aqueles que não podem ter o título, mas querem escolher para quais mãos irá a taça. Nesta rodada, o São Paulo joga contra o Goiás, que já complicou a vida do Flamengo e declarou ter uma dívida de gratidão com o Internacional. Em 2007, o colorado perdeu para o esmeraldino, um dos resultados decisivos para sua permanência na Série A e conseqüente rebaixamento corintiano. Além disso, conta com dois ex-ídolos do Beira Rio: Fernandão e Iarley. O Flamengo, por sua vez, joga com o Corinthians, que, provavelmente, não vai querer que o arqui-rival São Paulo conquiste o hepta Campeonato Brasileiro. Ronaldo é uma incógnita. O jogo poderá mostrar se seu coração é rubro-negro, como nos velhos tempos, ou, de fato, corintiano, como vem declarando ultimamente o Fenômeno. Na rodada final, esse mesmo Flamengo enfrenta, no Maracanã, o Grêmio, que apontou a possibilidade de antecipar as férias de seus jogadores. Tudo pra taça não ficar com o inimigo Inter. Nessa história, o único sem prováveis benefícios seria o Palmeiras que, pelo contrário, pega o Atlético Mineiro, ainda sonhando com Libertadores e, depois, o Botafogo, provavelmente, lutando pela permanência na elite do futebol brasileiro.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

AND THE WINNER IS....


Nunca, desde que o sistema de pontos corridos foi adotado, um Campeonato Brasileiro teve 4 times brigando por título a apenas duas rodadas de seu final. A tabela mostra que São Paulo, com 62 pontos, Flamengo, com 61, Internacional e Palmeiras, com 59, seguem firmes na briga. O favoritismo, claro, segue do lado tricolor, afinal, é o único que depende somente de si para levar o 4º caneco consecutivo. Por isso, os 53% de chances, segundo o site Infobola. O Flamengo vem logo atrás com 32%, seguido de Internacional com 9% e Palmeiras com 6%. Mas o fato é que a matemática não vem correspondendo à realidade desta edição. O Fluminense, tido durante grande parte da competição com 99% de chances de rebaixamento, está a um passo de provar que o futebol não é uma ciência exata. E por que não achar o mesmo do título? Dependendo de uma combinação de resultados, pode ser que todos os 4 times cheguem na última rodada com 62 pontos. Para isso, basta que o São Paulo perca do Goiás, no Serra Dourada (algo bem plausível, caso o Goiás repita o mesmo futebol de domingo); que o Flamengo empate com o Corinthians, no Brinco de Ouro da Princesa (nada impossível, mesmo com a rivalidade que pode fazer o Timão tirar o pé); e que Internacional e Palmeiras vençam seus confrontos contra Sport e Atlético-MG, respectivamente (Sport já é zero à esquerda e Atlético MG não sabe o que é vencer há 3 jogos). Caso isso aconteça, o novo líder passa a ser o Internacional devido ao maior número de vitórias, 18, contra 17 de São Paulo, Flamengo e Palmeiras. Palpites não vão faltar, já certezas...

PRA FRANCÊS VER


Dois fatos conturbaram o mundo do futebol neste final de novembro. Conseqüência? A FIFA convocou no início desta semana uma reunião extraordinária com o Comitê Executivo. Serão discutidos o escândalo de manipulação de resultados, que pode ter envolvido mais de 200 partidas européias; além dos incidentes na repescagem da Copa do Mundo, após o gol que saiu de um lance irregular de Thierry Henry, que acabou classificando a França e eliminando a Irlanda. A probabilidade de que um novo jogo seja marcado, ou mesmo de que a França fique de fora do mundial é NULA, já que a reunião está marcada para 2 de dezembro, coincidentemente, um dia antes do anúncio dos cabeças de chave da Copa (les blues deverão ser um deles, já que são campeões mundiais), e dois dias antes do sorteio dos grupos, na Cidade do Cabo. Se aqui tudo acaba em pizza, lá o buffet será regado a vinho e croissain! Bon appétit!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

VOANDO, VOANDO...

Fênix ressurgiu de suas próprias cinzas, o Atlético de alguns destroços. A bela história iniciada em 2 de abril de 1937, colorida até então por 8 taças do campeonato regional, por um Torneio Integração e pelo primeiro título nacional de um clube goiano, a Série C de 1990, foi manchada em 2001, quando o estádio Antônio Accioly foi demolido para a construção de um shopping. Torcedores e dirigentes interferiram e acabaram dando início à construção de uma nova era: a era das conquistas! 2005 foi o start, o rubro-negro sagrou-se campeão da 2ª divisão do Campeonato Goiano e, no ano seguinte, já mostrou que era ali o lugar das cores vermelha e preta. Conquistou o vice-campeonato, deixando o grito de campeão, guardado há 18 anos, para 2007. Neste ano, o Dragão reapareceu, inclusive, nacionalmente, ao derrubar o poderoso Grêmio nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Conquista mesmo, só em 2008. De forma inquestionável, tornou-se bicampeão da Série C, algo inédito para o futebol goiano. Hoje, 2009… bom, é uma longa história! Uma história que, claro, terminou com o som de um apito. No estádio Alfredo Jaconi, chegou ao fim uma realidade que não mais pertence ao Atlético. As orações, rodinhas e pulinhos pós-jogo representaram um enorme salto para o lugar mais alto do futebol nacional, a Série A. E como o time, a festa pela conquista cresceu: em pouco tempo e de forma alastrada. A torcida, sempre tachada de pequena, mostrou que é tão grande quanto o time. Segundo a Polícia Militar, cerca de 1.500 pessoas foram prestigiar os heróis rubro-negros no aeroporto Santa Genoveva. E quem disse que não havia espaço pra todo mundo? Crianças que não falam, lá sorriram. Jovens se declararam confundindo sua própria história com a do clube. A fiel velha-guarda esbugalhou o orgulho, há tanto tempo guardado, e, hoje, no topo da longa trajetória atleticana. A festa realmente era, ou melhor, é de todos! Enquanto os jogadores pulavam, gritavam, tinham suas camisas arrancadas pelos torcedores/fãs, a diretoria fazia questão de dividir os méritos, que, de fato, é mesmo de muita gente. A começar lá de cima, com Valdivino, Maurício, Ádson, Jovair; da comissão técnica atual e anterior, afinal, Artur Neto só bateu, categoricamente, é verdade, o pênalti sofrido por Mauro Fernandes; dos jogadores, não há como negar que eles são a verdadeira e maior estrela; dos patrocinadores e funcionários, que cumpriram com suas respectivas funções; do torcedor, que se no estádio não marcou muita presença, durante todo o campeonato acreditou piamente na força rubro-negra, hoje, a todos comprovada. Tudo isso cala os destroços deixados pela ganância de 2001. O Antônio Accioly não nasceu para ser shopping. Nasceu para ser o estádio do Atlético, hoje, um dos 20 melhores times do melhor futebol do mundo. Respeito às cores! É simplesmente com isso que atleticanos em geral vão ter que conviver daqui pra frente.


A histórica FICHA TÉCNICA

Juventude 1 x 3 Atlético-GO

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS

Público: 12.426 pagantes

Renda: R$ 43.973

Árbitro: Nielson Nogueira Dias-PE

Cartões amarelos: Leandro Amaro, Rafael Cruz, Alysson (Atlético-GO); Lauro (Juventude)

Gols: Agenor 29'/1T, Marcão 7'/2T, Juninho 11'/2T (Atlético-GO); Marcos Denner, 43'/2T (Juventude).

Juventude:

Juninho; Da Silva, Douglas e Bruno Teles; Bruno, Walker, Lauro (Tiago Renz), Lopes (Léo Dias) e Ivo; Zezinho e Mendes (Marcos Denner). Técnico: Ivo Wortmann.

Atlético-GO:

Márcio; Rafael Cruz (Wesley), Jairo, Leandro Amaro e Alysson; Agenor (Leandro Carvalho), Pituca, Róbston (Ferreira) e Elias; Juninho e Marcão. Técnico: Artur Neto.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A PERNA TREMEU. O MUNDO TAMBÉM


Mil novecentos e sessenta e nove, ano do homem na Lua e de Pelé reinando na Terra. No dia 19 de novembro, muitas pessoas entraram para a história como coadjuvantes de um fato que consagrou Édson Arantes do Nascimento como o maior de todos os tempos. São os casos do Santos, o time; do Vasco, o adversário; do Maracanã, o grande palco; de Clodoaldo, que deu o lançamento; de Fernando, que cometeu o pênalti; de Manoel Amaro de Lima, árbitro que confirmou a infração; de Andrada, goleiro argentino que fez o que todo mundo faria, deixar passar; e porque não de Waldir Amaral, o goiano que coloriu o lance com sua inigualável voz. (veja e ouça abaixo)





Mesmo aos 29 anos de idade, com dois títulos mundiais pelo Santos, duas taças de Copa do Mundo pela seleção brasileira e inúmeros pênaltis batidos e convertidos na carreira, naquela hora a perna tremeu! E o fato é que 40 anos depois, Pelé continua dividindo o feito com o mundo, o mundo do futebol que será pra sempre dele, o Rei!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

HEPTA OU HEXA?


Os resultados da última semana mudaram o panorama percentual dos times que lutam pelo título da Série A. O Palmeiras, depois de 19 rodadas na liderança, se perdeu em seus próprios erros, diminuindo bruscamente as chances de levantar a taça. Depois do empate em casa, diante do rebaixado Sport, a probabilidade caiu de 24% para 7%. Isso considerando os últimos desempenhos e os próximos jogos: fora de casa, Grêmio, invicto no Olímpico, e Botafogo, fugindo do rebaixamento; no Palestra Itália, o Atlético-MG, sonhando com título e Libertadores. Já as situações de Flamengo e São Paulo são bem mais privilegiadas. As chances do título ficar com uma dessas duas equipes é de 90%, principalmente depois das vitórias de cada um no último final de semana. O Flamengo praticamente rebaixou o Náutico, lá no sempre lotado Estádio dos Aflitos. Agora, se prepara para receber dois jogos em casa: Goiás, pior time do segundo turno, e Grêmio, time de retrospecto pífio fora de casa - ambos sem mais objetivos na competição; além do Corinthians, rival são-paulino, no Pacaembu. Por tudo isso, os rubro-negros acumulam 40% de chances de título, segundo o matemático Tristão Garcia, que coloca o São Paulo com 10% de vantagem. Isso porque está 2 pontos a frente na zona de classificação e com uma tabela relativamente fácil daqui pra frente. Fora de casa, pega, na sequência, Botafogo e Goiás. Na última rodada, recebe o Sport, já rebaixado, porém em campo neutro, já que o tricolor perdeu o mando de campo por determinação do STJD. No Morumbi ninguém vai ver taça! Quem sabe no Maraca, maior alento do Flamengo (11 vitórias, 4 empates, 2 derrotas = 37 dos 60 pontos disputados + torcida)

MÃOS AO ALTO


Nem mesmo a derrota por 1 x 0 para o Ipatinga afetou a matemática que coloca o Atlético hoje com 73% de chances de subir pra Série A. O Figueirense, rival goiano na briga pelo acesso, aparece com somente 29%, o que não desanima os catarinenses. As tabelas de ambos os times é o que alimenta essa esperança. Enquanto o alviverde joga a próxima rodada em casa, diante do Duque de Caxias, que nada mais almeja na competição, o Atlético, com um péssimo retrospécto fora de casa neste 2º turno, vai à Caxias do Sul, aonde enfrenta o Juventude, que ainda corre risco de rebaixamento. Na última rodada, os confrontos favorecem o rubro-negro, que recebe o desesperado Bahia, porém, no Serra Dourada, aonde o Dragão tem um espetacular rendimento. Já o Figueirense encara o São Caetano, sem objetivos na competição, mas jogando em casa, no ABC paulista. A briga pelo acesso parece se resumir a essas duas equipes. Vasco já é o campeão, Guarani tem 99% de chances e o Ceará 95%. É esperar sábado... dia de humildade e competência atleticana e, se Deus quiser, pedras no caminho dos catarinenses. Mãos pro céu!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ENFIM, A ELITE!


Pela segunda vez consecutiva, o Atlético enfrentou um concorrente direto ao acesso e... massacrou! Depois do Guarani, na semana passada, foi a vez do Ceará, então dono da segunda melhor defesa do campeonato, levar sua primeira goleada na competição: 4 x 1. Com o resultado, o Atlético se garante por pelo menos mais uma rodada no G4 e aumenta bastante suas chances de chegar à Série A. Segundo o matemático Tristão Garcia, as chances goianas são hoje de 84%. Para se confirmar, o Atlético tem 4 possibilidades: 1)Vencer 2 de seus próximos 3 confrontos; 2) Vencer 1 e empatar 2, alcançando os 5 pontos necessários pra não depender de ninguém; 3) Ganhar uma partida e torcer por pelo menos um tropeço de Figueirense e Portuguesa – o que pode acontecer já nesta próxima rodada; 3) Ou ainda perder todos os seus jogos, desde que Figueirense e Portuguesa, no máximo, empatem seus confrontos ou ganhem 1 e empatem 2, deixando a decisão para o saldo de gols, quesito em que o Atlético leva ampla vantagem. O Ceará, apesar do revés, também está com um pé na divisão de elite. Com 63 pontos, as chances são de 94%, 4% a menos que as probabilidades do Guarani, único time que durante toda a competição se manteve no G4 - isso fora as 10 rodadas na liderança. No sábado, ambos se enfrentam. Quem vencer, fica dependendo somente de uma derrota de Figueirense e Portuguesa para se garantir antecipadamente e matematicamente na Série A. O Ceará, depois de 16 anos, voltaria à elite, enquanto o Guarani, dependendo de um tropeço do Vasco, passaria as duas últimas rodadas brigando por, nada mais, nada menos, que o título. As portas estão escancaradas para o trio!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

MAR DE GENTE



O equilíbrio já se configurou como uma das grandes marcas deste Brasileirão 2009. Mas é no quesito público que esta edição se diferencia as demais desde a era dos pontos corridos. Com média de 17.573 torcedores por jogo, já fica evidenciado um recorde, que só tende a crescer, já que as próximas 5 rodadas serão decisivas em termos de título, Libertadores e rebaixamento. O último final de semana comprovou isso. Quase 80 mil pessoas foram ao Maracanã assistir à vitória do Flamengo sobre o Santos. Outros 50 mil marcaram presença no Mineirão, onde o Fluminense desbancou o Cruzeiro. No próximo domingo, o Atlético Mineiro, com a maior média de público do campeonato - cerca de 39 mil pagantes por jogo - recebe o vice-líder no quesito - Flamengo, com mais de 32 mi torcedores de média. As perspectivas são boas, mas não as melhores. Apesar do recorde no sistema de pontos corridos, a marca figura somente entre as 10 desde 1971, quando o Brasileirão começou a ser oficialmente disputado. Outra comparação desanimadora é com as grandes ligas do mundo. A Alemanha, por exemplo, tem mais que o dobro da nossa média: quase 43 mil torcedores por jogo. Inglaterra, Espanha, Itália, França e Holanda, todos atrás do Brasil no Ranking da FIFA, também nos supera no quesito público. Isso porque alguns ingressos chegam a custar 270 euros, ou seja, quase 800 reais!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

BATALHA REEDITADA





O São Paulo viveu ontem, nas suas devidas proporções, o que o Grêmio viveu em 2005, na chamada Batalha dos Aflitos. Ok... ontem não valia acesso, não teve polícia militar em campo, nem sequer 25 minutos de paralisação, ou mesmo, pênalti defendido e gol salvador no finalzinho. Mas que foi uma verdadeira guerra, foi! Primeiro pelos objetivos: o Grêmio queria manter vivos o sonho da Libertadores e a invencibilidade no Estádio Olímpico em 2010. Para o São Paulo, valia a liderança e, consequentemente, a aproximação do inédito tetra-campeonato. O jogo foi esquentando à medida que o cronometro avançava. Aos 24 minutos, Rafael Marques abriu o placar arrancando vibrações de um estádio lotado e, também, de vários concorrentes são-paulinos. Menos de 10 minutos depois, Dagoberto apareceu pra mostrar porque o São Paulo é tri. As chances de se aproximar do tetra foram grandes, sobretudo no primeiro tempo. O intervalo serviu para acordar o Grêmio e despertar o espírito de guerra do São Paulo, que acabou indo com muita sede ao pote. Que o digam Borges, Dagoberto e Jean, todos expulsos sob justa causa! A partir daí, a vitória passou a ser obrigação do Grêmio, que criou chances, reclamou (com razão!) de pênalti não marcado e (sem razão!) de gol não confirmado, mas acabou brecado por 7 jogadores de linha e um goleiro que, ontem, valeu por 11! Um mísero pontinho pra cada lado foi o saldo da guerra. Péssimo para os gaúchos, fora da briga por Libertadores; e relativamente bom para os paulistas, afinal, a tabela nunca registra as circunstâncias do jogo, somente os pontos conquistados ou perdidos. Domingo, Palmeiras e Atlético Mineiro que o digam!

2010 À ESPERA DE GENTE GRANDE


A reação dos times lá de baixo demonstrada, sobretudo, nas últimas rodadas, chama a atenção dos torcedores, mas não dos matemáticos! Segundo cálculos que analisam as próximas rodadas, mando de campo e retrospécto dos confrontos, os 4 que hoje figuram a zona de rebaixamento, dificilmente sairão de lá! Ou seja, para Sport, Fluminense, Náutico e Santo André só um milagre os afastariam da Série B 2010. Matematicamente ainda há esperança. Mas pouca, quase mínima! O Sport, por exemplo, tem somente 1% de chance de se livrar da degola. O Fluminense, mesmo invicto há 7 jogos, tem apenas 11%. Enquanto Náutico e Santo André têm 17% e 22% de chances, respectivamente. Mesmo há 3 míseros pontos da zona, o Botafogo está cotadíssimo a permanecer na elite: 66% de possibilidades. Melhor ainda são as situações de Coritiba, Atlético Paranaense e Santos com percentuais quase que irrisórios. Se futebol se resumisse a contas, o apito final até que já poderia ser soprado!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

TIRA-TEIMA


A pontuação dos 6 primeiros colocados leva a crer que o Brasileirão 2009 é o mais concorrido desde a era dos pontos corridos. Mero engano! No ano passado, apesar da briga se limitar a 5 times, os números estavam pra lá de apertados. (vide tabela abaixo) Mesmo assim, 2009 promete emoção até a última rodada. O título será o grande ápice, já que São Paulo e Palmeiras demonstram chances quase que iguais de levantar a taça. Ao se fazer, por exemplo, uma projeção das últimas 5 rodadas, fica constatado o equilíbrio. Levando em consideração o mando de campo e o retrospecto dos confrontos em toda a história do Brasileirão, alviverde e tricolor empatariam em número de pontos, deixando a decisão para o saldo de gols, quesito que, coincidentemente, coloca o time de Muricy Ramalho na atual liderança. Se os tentos colocam o Palmeiras em vantagem, o São Paulo se apega aos resultados do primeiro turno. Naquela ocasião, o tricolor, a partir da vitória contra o Santos, arrancou para uma sequência de 9 jogos de invencibilidade e 7 vitórias seguidas. Neste returno, já está com 3 vitórias consecutivas e tem tudo para ganhar seus próximos 5 jogos, garantindo teoricamente o título, já que no primeiro turno, seu concorrente Palmeiras, venceu 2 e empatou 3 dos últimos 5 confrontos. O primeiro, e talvez maior tira-teima, será hoje! Afinal, neste Brasileirão, NINGUÉM conseguiu vencer o Grêmio no Olímpico!
Brasileirão 2008
32ª rodada:
1 Grêmio – 59 pontos
2 São Paulo - 59 pontos
3 Cruzeiro - 58 pontos
4 Palmeiras - 58 pontos
5 Flamengo - 56 pontos
Brasileirão 2009
33ª rodada:
1 Palmeiras – 58 pontos
2 São Paulo – 58 pontos
3 Atlético MG – 56 pontos
4 Flamengo – 54 pontos
Internacional – 52 pontos
6 Cruzeiro – 51 pontos

terça-feira, 3 de novembro de 2009

É PRA POUCOS



Dos 3 jogos que abrem hoje a 34ª rodada da Série B, 2 são decisivos em termos de título e acesso. No Castelão, o Ceará enfrenta o Bragantino e, se vencer, alcança os 63 pontos, assumindo a vice-liderança e ficando a somente 4 do líder Vasco. Outro confronto a ser observado é entre Portuguesa e o lanterna ABC. Depois de 5 jogos de suspensão, a Lusa volta a jogar em casa, chega empolgada com a goleada de 3 x 0 sobre o então vice-líder Guarani e, claro, motivada pela possibilidade de voltar ao G4 depois de 8 rodadas. A somente 2 pontos do Atlético Goianiense, que hoje abre a zona de classificação, a Lusa não é a única de olho no acesso. O Figueirense também goleou na última rodada e, na sexta-feira, enfrenta o vice-lanterna Campinense. Isso significa que por mais uma vez o Atlético pode sair do G4, caindo até para a 6ª colocação, dependendo da combinação de resultados. Por isso, a importância do jogo diante do Guarani, que busca a reabilitação sonhando não só com o acesso, mas também com o título. Olho no funil, Dragão!