terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O CAMPEONATO E A JUSTIÇA


Menos emoção, mais regularidade! Essa sempre foi a tônica da fórmula de pontos corridos, há 7 edições implantada no Campeonato Brasileiro. O ano de 2009 veio para derrubar a justificativa. Dessa vez, se deu melhor quem investiu na reta final. As duas pontas da tabela comprovam.

O Flamengo, por exemplo, foi somente o 10º colocado do 1º turno. No segundo, reagiu! Fez a melhor campanha, alcançou o G4 - aonde ficou por apenas 6 rodadas (!) e, finalmente, há 2 (DOIS!) jogos do fim, assumiu a liderança, de onde não saiu mais!


Flamengo

Campeão (67 pontos)

1º turno: 10º

2º turno: 1º

Rodadas no G4: 6

Rodadas na liderança: 2


O vice-campeão Internacional foi o melhor time do primeiro turno e, assim como o Grêmio de 2008, não conseguiu manter a ponta até o final, diferentemente de todos os outros vencedores desde 2003. As 34 rodadas no G4 certamente justificam a vaga para a Libertadores.


Internacional

Vice Campeão (65 pontos)

1º turno: campeão (Coincidência com Grêmio)

2º turno: 5º

Rodadas no G4: 34

Rodadas na liderança: 5


O São Paulo não conseguiu repetir o feito dos últimos 3 anos. No 1º turno foi o 4º colocado e a arrancada que dele se esperava na fase final não aconteceu! A mera 3ª posição do returno foi insuficiente para dar o tetra aos paulistas.


São Paulo

Classificação geral: 3º (65 pontos)

1º turno: 4º

2º turno: 3º

Rodadas no G4: 21

Rodadas na liderança: 3


O Cruzeiro personifica a nova tendência dos pontos corridos. Depois de fazer um pífio início de campeonato, a Raposa arrancou para a segunda melhor campanha do returno, o que lhe rendeu a almejada vaga na Libertadores, mesmo tendo passado somente 3 (!) das 38 rodadas entre os 4 melhores.


Cruzeiro

Classificação geral: 4º (62 pontos)

1º turno: 14º

2º turno: 2º

Rodadas no G4: 3

Rodadas na liderança: 1 (1ª rodada)


O golpe afetou (e muito!) 2 times em especial: primeiro o Palmeiras, que passou 32 rodadas no G4 e 19 consecutivas na liderança. Só! No 1º turno, fez a 2ª melhor campanha, mas pagou pela queda de rendimento na reta final, quando não passou de uma 10ª colocação e, por isso, em seu último jogo, caiu do 3º para o 5º lugar. Lamentável? Não, vergonhoso!


Palmeiras

Classificação geral: 5º (62 pontos)

1º turno: 2º

2º turno: 10º

Rodadas no G4: 32

Rodadas na liderança: 19 (consecutivas)


No Atlético Mineiro a dor foi ainda maior. Depois de 24 rodadas no G4, 8 na liderança e pinta de campeão, o Galo simplesmente parou de cantar. O fato de não ter ficado ente os 4 melhores nem no fechamento do turno, nem no fechamento do returno certamente justificam por que a vaga ficou com seu maior rival.


Atlético MG

Classificação geral: 7º (56 pontos)

1º turno: 5º

2º turno: 11º

Rodadas no G4: 24

Rodadas na liderança: 8 (nenhuma no returno)


O Fluminense foi o Cruzeiro da ponta de baixo da tabela. A segunda pior campanha do 1º turno, as 27 rodadas na zona de rebaixamento e as 13 segurando a lanterna levaram matemáticos de todo o país a derrubar o tricolor pra Série B. Mas uma sequência de 11 jogos de invencibilidade e a 4ª melhor campanha do returno foram o suficiente para calar até a mais exata das ciências.


Fluminense

Classificação geral: 16º (46 pontos)

1º turno: 19º

2º turno: 4º

Rodadas na zona de rebaixamento: 27

Rodadas na lanterna: 13


E quem acabou herdando a vaga foi o Coritiba, que passou somente 9 rodadas no Z4 - 3 vezes menos que o Fluminense, fechou o dois turnos fora da zona de rebaixamento, mas, mesmo assim, vai disputar a Série B 2010.


Coritiba

Classificação geral: 17º

1º turno: 16º

2º turno: 9º

Rodadas na zona de rebaixamento: 9

Rodadas na lanterna: 2


Justo? Bom, acho que sim, venceu quem fez mais ponto, caiu quem fez menos! Mas daí a colocar a espada, a balança e a deusa de olhos vendados como símbolos maior do Campeonato... Só se for for pela demora na resolução, pelas inegáveis (e comuns!) corrupções e, claro, pelas recorrentes surpresas!

2 comentários:

Unknown disse...

esse finalzim foi só pra humilhar o none...

=/
heahuihaeuhaeu
mtu boa a matéria...
comprova a sua tese meu bem!
=*********

Bruno Maia disse...

Ou você é muito gata
a melhor comentárista do Brasil é você :*