sexta-feira, 24 de abril de 2009

FINAL SEM ZEBRA


Goiás e Atlético farão nos dois próximos domingos as finais mais equilibradas do Goianão desde a virada do século. Os números, a história e até a meteorologia confirmam esse status.
No retrospecto geral, é inegável a superioridade do Goiás, dono de 21 títulos contra apenas 10 do Atlético. Nas 9 finais entre os dois times, os esmeraldinos também levam larga vantagem: 6 triunfos contra 3 do rubro-negro.
Na última década, contudo, as forças começaram a se equiparar. Em 2006, depois de 10 anos, eles voltaram a protagonizar uma decisão. O Goiás entrou e saiu como favorito. Depois de um empate sem gols na primeira partida, Nonato, na finalíssima, acabou decidindo dando mais um título pro alviverde. Em 2007 veio o troco. 2 x 2 na primeira partida e Anaílson, sim, o pequeno Anaílson, fazendo a diferença na segunda. Atlético campeão depois de 19 anos.
Este ano, o tira-teima. E que tira-teima! Goiás e Atlético foram os times de maior pontuação neste campeonato; os primeiros a se classificar, com quase o dobro de pontos dos adversários nas semifinais; o Goiás com a melhor defesa, somente 9 gols sofridos; o Atlético com o melhor ataque, 50 gols-pró; o artilheiro do campeonato veste a 11 do verde: Felipe, 14 gols; em contrapartida, o time que mais goleou foi o Atlético, 7x. Incluindo a maior goleada do campeonato: 7 x 2 sobre a Anapolina e incríveis 7 gols nas duas partidas das semi diante do Itumbiara. O Goiás se deu ao luxo de não sofrer nenhuma derrota expressiva, ao contrário do rubro-negro que, em casa, chegou a perder por 3 x 0 do Santa Helena. Como visitante, o time não viu nem sinal de derrota, aliás foi a equipe que mais venceu fora: 9x. Mas aqui em Goiânia, o reinado continua verde. Desde o Brasileiro 2008, há exatos 6 meses, o Goiás não perde na capital. Há 1 mês mediu forças com o próprio Atlético no Serra Dourada e se deu melhor: 2 x 0. Tudo bem que o fator clima fez a diferença. E para os supersticiosos, atenção: a meteorologia vai entrar em campo novamente. É que para o primeiro jogo, a previsão é de sol, alternado com pancadas de chuva. Ai ai ai... Mas para o alívio dos rubro-negros, a finalíssima será regada a muito sol e nada, nada de nuvens no céu, o que promete uma final ainda mais quente.

Um comentário:

vinicius disse...

foi sem zebra

mas eu não esperava que o atlético fosse ganhar do goiás tão fácil assimm....