segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O BURACO É MAIS EMBAIXO


Já passamos da metade do Campeonato Brasileiro e duas regiões em especial seguem ameaçadas na Série A. Dos quatro times que integram a zona de rebaixamento, dois são de Pernambuco e dois do Rio de Janeiro. E a situação deles é pra lá de complicada. O Fluminense, por exemplo, segura a lanterna com apenas 16 pontos. Pra não cair de divisão, precisa vencer, pelo menos, 10 dos 17 jogos restantes. O Botafogo, na 18ª colocação, tem 5 pontos de vantagem, mas somente uma vitória a mais, ou seja, corre um risco tão grande quanto o do conterrâneo. Sport e Náutico, ambos do Recife, são os outros dois ameaçados e, coincidentemente, estão com as mesmas pontuações dos dois cariocas, ou seja, tá todo mundo embaralhado e no mesmíssimo buraco. Hoje, São Paulo é o Estado que mais representantes tem, total de 6; Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais contam, cada um, com 2; Santa Catarina, Bahia e Goiás têm apenas 1. O Rio de Janeiro, se perder Fluminense e Botafogo, deixa somente o Flamengo de legado e o Pernambuco que se cuide, afinal Sport e Náutico são os únicos representantes do Estado na Divisão de Elite. Que responsabilidade...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

NÃO PODE PARAR!


Quem disse que no sistema de pontos corridos não há decisão? O time que assim pensar, certamente não irá longe na Série A do Campeonato Brasileiro. O Goiás já provou desse veneno e por três anos, desde que a fórmula de disputa foi adotada. Em 2003, primeiro ano dos pontos-corridos, os esmeraldinos pouca importância deram às partidas iniciais. Durante quase todo o primeiro turno, a equipe amargou a zona de rebaixamento até acordar a tempo de disputar uma outra decisão: o título simbólico do segundo turno. Tudo começou bem, ao todo foram 16 jogos de invencibilidade, passando por cima de grandes times do futebol brasileiro, incluindo o campeão daquele ano, o Cruzeiro. Mas nada como um gol solitário, porém, devastador como este de Sérgio do Fortaleza, que acabou dando fim não só à boa seqüência, como ao sonho da primeira conquista na Série A. Em 2005, o objetivo era ainda maior, simplesmente o real título da divisão de elite. Depois de oscilar entre a 6ª e a 2ª colocações, o time teve duas grandes oportunidades de assumir a inédita liderança, mas esbarrou em ambas e, em pleno Serra Dourada. Primeiro diante do Inter. Depois contra o Fluminense. Ontem, foi dia de mais uma vez viver essa mesma situação. A sorte é que ainda há tempo para se perceber que em pontos corridos, cada jogo é uma verdadeira final.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

PROTAGONISTAS BRASILEIRÃO


Três jogos fecham hoje a 20ª rodada da série A e, por incrível que pareça, os times de maior tradição, fazem o jogo menos badalado. É... Flamengo e Cruzeiro não corresponderam às expectativas do início do campeonato, figuram a zona intermediária da tabela e, por isso, são meros coadjuvantes nesta quinta-feira. Atlético e Avaí fazem o que promete ser o jogo mais disputado de toda a rodada. Principalmente depois de ontem, quando os rivais em comum tropeçaram e a luz no fim do G4 se acendeu pra ambos. O Atlético está mais próximo desse objetivo, mas não vence há dois jogos. O Avaí defende uma invencibilidade que já dura nove partidas e só precisa desbancar o Galo pra alcançar, pela primeira vez, o cobiçado lugar entre os melhores do Brasil. E por falar em melhores do Brasil, a liderança que aguarde o Goiás. Com a derrota do Palmeiras para o Coritiba, o esmeraldino só precisa vencer o Náutico, que há onze rodadas figura a zona de rebaixamento e protagoniza a acirrada briga lá de baixo. Será o duelo dos opostos. Pior defesa versus segundo melhor ataque. Se por um lado, o Goiás dota de um péssimo retrospecto jogando em Recife - em 24 jogos, venceu 3, empatou 4 e perdeu 17 - o time vem se configurando como o visitante mais indigesto desta edição; em nove partidas fora de casa, venceu quatro, empatou duas e perdeu apenas duas. Será o desespero versus a ambição, e um ótimo jogo de se ver como mais provável resultado.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ADVERSÁRIO DE TÉCNICO "NOVO"



A novidade será no banco de reservas. Depois de perder Paulo César Carpegiani, demitido na última rodada, o time terá Vagner Mancini de volta ao comando. A notícia foi confirmada hoje pela diretoria, que espera obter do treinador o mesmo desempenho do ano passado, quando a equipe obteve 54% de aproveitamento fazendo uma boa campanha no Brasileirão. De lá, Mancini se transferiu para o Santos, chegou a final do campeonato paulista, mas caiu de rendimento no Brasileiro, não resistindo a queda na tabela e à goleada de 6 x 2 sofrida, coincidentemente, pelo Vitória. O técnico chega ainda nesta quinta-feira a Salvador, mas não comanda o Vitória amanhã, diante do Coritiba, pela Copa Sul-Americana. Assim, a estreia fica para domingo, no Serra , contra o Goiás. Que isso não interfira nas metas do Verdão!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O CAMPEÃO VOLTOU



O São Paulo chegou à sua 4ª vitória consecutiva. A vítima foi o Botafogo e o jogo o retrato mais fiel do que será o Tricolor nesta edição do Campeonato Brasileiro. Tudo começou ruim. Mal desempenho e adversários sempre à frente. A virada veio aos poucos, quando de repente o time se viu querendo mais e mais... e mais! Este é o hexacampeão brasileiro. Já na 5ª colocação do campeonato, a 7 pontos do líder Palmeiras, é verdade, mas a um só passo do G4, aonde quer entrar pra não mais sair. O próximo adversário vem em uma crescente mais surpreendente que a do Tricolor, porém, tão espetacular quanto. Ingredientes para um jogo imperdível não faltam. Se o Goiás é o melhor visitante, o São Paulo faz do Morumbi o mais doce dos lares. Além de se manter invicto, único time que ainda dota deste mérito, foi lá que conquistou 18, ou seja, 66% de seus preciosos 27 pontos. Se o Goiás tem o melhor ataque da competição, o São Paulo tem a segunda melhor defesa. Isso sem contar o possível retorno de Rogério Ceni, que até sexta-feira define sua situação. Vitrina melhor, por enquanto, não haverá, Rogério. Até porque, pro campeão voltar, só falta o capitão.

VEIACO PC


Desde que chegou ao Ceará, PC Gusmão proporcionou uma arrancada espetacular ao time, que saiu da zona de rebaixamento e se encontra hoje a um só pontinho do almejado G4. G4 que pode lhe abrir as portas já nesse sábado. "Basta" superar o melhor time da Série B na atualidade, o Atlético, que tem armas bastante conhecidas por PC, ex-comandante do rubro-negro goiano. E pelo visto, é atacando que o Ceará vai se defender. Motta, contratado recentemente como a grande estrela do time, já está 100% fisicamente e tem tudo para estrear no sábado, seja no início ou no decorrer da partida. O meia Geraldo, que já marcou 4 gols na competição, no auge de seus 35 anos recebeu proposta do Náutico, mas manifestou interesse em permanecer no Vovô. Notícia ainda melhor foi da recuperação de Boiadero e do goleiro Lopes. Ambos começaram a semana com problemas de lesão, mas já estão recuperados, e confirmados pro jogo diante do tão conhecido líder. Vai pegar fogo!

A ISCA PERFEITA


Décimo colocado com 20 pontos, o Bahia vai estrear diante do Vila Nova seu terceiro técnico na competição. Depois de Alexandro Gallo e Paulo Comelli, agora é a vez de Sérgio Guedes, que deixou o Santo André na Série A, para assumir o Bahia na B. Seus primeiros dias de treino priorizaram, além das famosas conversinhas, as finalizações, já que o Bahia tem o 6º pior ataque da competição com 19 gols marcados em 15 jogos. Sérgio Guedes que terá os desfalques certos do lateral-esquerdo Ávine, expulso na última partida, além do zagueiro Rogério e do meia Ananias, suspensos pelo 3º cartão amarelo. Em compensação, poderá contar com os reforços dos meias Juliano e do veterano Paulo Isidoro, contratados recentemente e somente a espera da regularização junto ao BID da CBF.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DE VESTE NOVA

Desde o ano passado, Gil vinha despertando interesse em grandes clubes do futebol nacional. O Cruzeiro foi quem mais se empenhou na negociação que, apesar de demorada, saiu. Segundo o diretor de futebol do clube, Eduardo Maluf, o Cruzeiro adquiriu por 650 mil reais 25% dos direitos econômicos do atleta, que tem o restante vinculado ao banco mineiro BMG. Martelo batido, só restava espalhar sorrisos na tão esperada apresentação. E os motivos pra rir a toa não se limitaram ao momento de vestir a camisa celeste. Muito menos à brincadeira dos companheiros no vestiário. (rs) Diferente da negociação, a vida de Gil no Cruzeiro começou em ritmo fulminante. Além da apresentação, ele já treinou com o time, foi relacionado para o jogo de hoje, diante do Atlético Paranaense, e com grandes chances de já começar jogando, já que Thiago Heleno, titular da posição, cumpre suspensão pelo 3º cartão amarelo.


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CRISE NA HORA CERTA... PRO GOIÁS



O Flamengo vivia um bom momento no Campeonato Brasileiro, mas o empate diante do Náutico, em casa, e no sufoco, esfriou a ascensão do time e esquentou os ânimos com a torcida, que há tempo já vivia um clima de impaciência junto aos jogadores. A explosão veio depois deste gol que ao invés de comemoração rendeu um desabafo de seu autor, Léo Moura (assista acima). Parte da torcida pede a rescisão de contrato do lateral. Um outro grupo apóia o jogador e também o time. Mas nem todo mundo é tão conivente. A atitude deve levar Leonardo ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva que pode suspendê-lo por até 10 jogos. Enquanto não é julgado, ele e o time se preparam para a recuperação em campo. O que também não será fácil, afinal, o adversário é o Goiás, hoje simplesmente o terceiro melhor time do Brasil.