quarta-feira, 1 de outubro de 2008

IMPROVÁVEL CERTEZA ESMERALDINA


Turno novo, esperança renovada. Depois de amargar por 11 rodadas a Zona de Rebaixamento deste Brasileirao, o Goiás se vê cada vez mais próximo do G4, grupo de classificação para a Taça Libertadores 2009.

Atualmente na 7ª colocação, a melhor alcançada pelo time até aqui, o Goiás deve toda essa expectativa a campanha que vem sendo feita neste Segundo Turno de competição.

Em 8 jogos, foram 6 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota. Dos 24 pontos disputados, conquistou 19, o que lhe rendeu o titulo de melhor time desta Segunda Fase.

Como se não bastasse tem o melhor ataque do returno com 19 gols, a melhor defesa com apenas 4 sofridos e consequentemente o melhor saldo: +15.

Fruto das 4 goleadas aplicadas sobre Náutico, 3 x 0 na primeira rodada do returno; sobre o Atlético-PR, 4 x 0 na quinta rodada; sobre o Santos, 4 x 1 na sétima; e o recente 3 x 0 sobre o Vitória da Bahia. (Lembrando que em todo o Campeonato o time goleou 6 vezes).

Outro fator determinante é a seqüência de vitórias. Da 23ª a 27ª rodada foram cinco consecutivas. Isso fora as sete jogando no Serra Dourada.

Tantos números só poderiam resultar em uma enorme possibilidade do time chegar a Libertadores, certo? Errado! Segundo Tristão Garcia, matemático do ramo, são de apenas 15% as chances dos esmeraldinos repetirem o feito de 2005.

Naquele ano o time já havia alcançado 47 pontos na 27ª rodada. Hoje encontra-se com 5 a menos, 42.

Faltando 11 jogos para o fim do Campeonato, a equipe de Helio dos Anjos precisa somar 21 dos 33 pontos em jogo. Aliás, se Helio estivesse no comando desde o inicio do Campeonato, o Goiás estaria hipoteticamente na vice-liderança, disputando não só a vaga na libertadores, mas o titulo.

Como esta não foi a realidade, a briga segue acirrada e o diferencial pode ser os confrontos diretos. Ao todo são 6, mais da metade dos 11 jogos restantes.

Em casa os esmeraldinos enfrentam Internacional, Cruzeiro, Botafogo e São Paulo. Fora tem pela frente Palmeiras e  Flamengo.

No primeiro turno teve a competência de vencer 3 deles: Cruzeiro, fora de casa, e Palmeiras e Flamengo, no Serra Dourada.

Se o desempenho se repetir, basta os esmeraldinos não tropeçarem diante dos mais fracos. A começar pelo Fluminense, lanterna do Campeonato e desafio esmeraldino de hoje, que será apenas mais uma das várias decisivas rodadas que o time terá daqui até o dia 07 de Dezembro.

6 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado

Eu relmente achei que as chances seriam maiores

a se julgar pela excelente campanha...

mas como matemática e futebol nunca gostam de combinar, vai saber né...

quem sabe sirva de insentivo ao time esmeraldino e ele passe a investir nos campeonatos desde o início dos anos...

mas q o Hélio é um p* técnico isso é

adorei saber d primeira mão =)
abraços

Unknown disse...

meu bem...
vc tem que dar mais força pro verdão...
o título do seu texto tinha que ser
VERDÃO RUMO A TÓQUIO!!!

nosso verdão vai conseguir meu bem...
não se preocupe!!!

=************

Anônimo disse...

está na cara que a senhorita é torcedora assídua do verdão!!!
eu sabia que vc era muito inteligente, é muito perceptível.

abraços!

Anônimo disse...

goiás na libertadores
vila nova na série A
atlético na série B

se tudo isso der certo
com certeza goiânia será uma das sedes em 2014.

Anônimo disse...

e eu achando que o Caio Júnior era a solução do verdão... ainda bem que ele foi embora e o hélio veio para continuarmos sonhando com a Libertadores...

Anônimo disse...

mais um ótimo texto com dados muito precisos...

parabéns Monara!