terça-feira, 9 de setembro de 2008

AGORA OU... AGORA!

Ontem veio a mim a feliz oportunidade de cobrir o dia do Vila Nova. Plena segunda-feira, pós-final de semana espetacular para uma crônica acostumada a lidar mais com os baixos do que com os altos colorados em campeonatos brasileiros.

Em 1999, quando as coisas eram ainda mais difíceis, já que havia somente duas vagas que garantiam o acesso à 1ª Divisão, o Vila por muito pouco não subiu junto com o Goiás que, lamentavelmente, preferiu ascender sozinho à ser acompanhado por um concorrente que só catalisaria nacionalmente suas forças.

Naquela época a imprensa era para mim o que um óvulo em fecundação é para uma gravidez: apenas uma possibilidade. Mesmo assim eu já tinha a devida noção do que aquilo representava para o futebol goiano, uma completa involução – palavra que se não existir, esse episódio tem total propriedade para criar.

Hoje, quase 10 anos depois, a chance volta a se aproximar do time como um imã e eu, apenas um bebê, porém já uma vida na crônica, posso estar prestes a cobrir mais um momento histórico para o esporte e o Estado de Goiás em geral.

Mesmo acostumada com a ocasião de cobrir o dia-a-dia dos três grandes da capital, ontem foi especial pelo clima de expectativa que vive a comunidade esportiva (imprensa, jogadores, diretoria, etc.), e, claro, pelas cifras que já colocam o Vila Nova em destaque nacional.

Os 2 x 1 sobre o São Caetano no último sábado representaram a manutenção da invencibilidade e do bom retrospecto no Serra Dourada, a conquista da quarta vitória consecutiva pela segunda vez no campeonato, os 100% de aproveitamento neste segundo turno e a oitava vitória do time nos últimos nove jogos.

Imbatível ninguém é. Muito menos o Vila Nova que há muito tem enrustido em seu histórico o mito da irregularidade. Mas como não se animar se dessa vez seu centro ótico vem sendo justamente o equilíbrio?

Com exceção da primeira rodada geral do campeonato em que se posicionou na 13ª colocação, o Vila foi um dos times que menos oscilou na tabela até aqui. Sempre entre o nono e o segundo lugares, figurou por nove vezes o G4 da competição sendo assim um exemplo postural de estaticidade - que me perdoem a redundância.

De forma inédita na vice-liderança desta edição de Série B, o Tigre tem pela frente o 18º colocado da competição. Perder para o América significaria, neste momento, mais que um tropeço, seria um verdadeiro tombo! Afinal, um banho de água-fria no momento em que o time pega fogo, em cinzas transformaria toda essa expectativa sobre o tão esperado acesso.

Que sexta o Vila Nova diminua ainda mais a contagem regressiva e exarcebe minha já enorme ansiedade de cobrir mais um time da Série A.  

13 comentários:

Anônimo disse...

Tirando o Rubro Negro do coração hehe
e tentando colocar o lado jornalístico e futebolístico em foco (hehe)
Eu realmente concordo com vc!

Será algo inédito, e pra mim, que gosto de esporte (apesar d nao entender nem um milésimo do que você entende) seria algo espetacular de se ver!
Não gosto do vila, que fique bem claro! Mas ter mais um time na série A significa maior responsabilidade e credibilidade ao esporte goiano

Sem contar que vila e goías em um clássico na série A, seria algo espetacular de se ver, n é mesmo?

e que tal ter dois na série A e meu dragão na B hein?
hehe

bjus

ps: a cada dia vc me surpreende mais =)
belo texto! sem querer ser repetitiva ...

Anônimo disse...

ps: a cada dia vc me surpreende mais =)
belo texto! sem querer ser repetitivo ...




tirou as palavras da minha boca...
sempre me surpreendendo e me fazendo ter certeza do seu futuro brilhante...
e o futuro brilhante do vila está cada vez mais próximo... apesar de ser verdão e sem demagogia vc sabe o qto eu torço para essa ascenção do vila nova...

te amo meu bem!

Anônimo disse...

to de olho no seu blog hein monara marques!!!
num para de escrever não pelo amor de deus!!!

abraços!

Anônimo disse...

vai pra cima deles tigrãããão!!!

é o vila rumo a mais uma conquista e mais sofrimento aos seus torcedores...

Anônimo disse...

pode ter certeza que ano que vem vc irá cobrir mais um time da série A!!!

ótimo texto Monara
Parabéns!

Anônimo disse...

só pra comentar q o anonumo lá em cima sou eu
hauhauahau
esqueci d assinar
=)

Anônimo disse...

Eu quero é que o vila suba mesmo...
só pra ver ele descer no ano que vem!!!

=]

abraço monara!

Anônimo disse...

o vila mal começou o segundo turno e já está com o salto muito alto vc num acha não monara!?

Anônimo disse...

o vila rumo a série A...
o atlético rumo a série B...
e o Goiás rumo a Tóquio!!!

=D

Anônimo disse...

Monara, primeiramente parabéns pelo ótimo e pelo exlecente trabalho que vc tem realizado pelo esporte goiano...

manda um abraço pro seu pai e fala que eu sou fã dele.

abraços!

Anônimo disse...

Monara Marques vc tem que falar mais do nosso verdão ok???

obrigado!

Anônimo disse...

Monara eu gosto muito do seu trabalho e acho que seria ótimo se vc falasse um pouco mais do futebol nacional no geral...

Parabéns! e abraços!

Anônimo disse...

Eu acho que vc poderia apresentar o programa da hora do almoço do tbc esporte todos os dias. que tal a sugestão???