segunda-feira, 5 de julho de 2010

HISTÓRICOS SEMIFINALISTAS



URUGUAI

Bicampeão mundial, o Uruguai não fazia uma campanha tão boa desde 1970, quando pela última vez se classificou às semifinais. Em 10 participações, foi semifinalista 4 vezes, terminando em 4º lugar nas edições de 1954 e 1970; levantando a taça em 1930 e 1950. Chegou mais uma vez desacreditado na Copa, principalmente pelo fiasco nas Eliminatórias (em 20 jogos: 7 vitórias, 7 empates e 6 derrotas). Precisou da repescagem para garantir vaga no Mundial, mas hoje segue como o único representante da América do Sul, deixando pra trás os sempre favoritos Brasil e Argentina. É o azarão do quadrangular final. E quem comprova são as bolsas de aposta. No começo da Copa, o Uruguai era apenas 16º colocado entre as 32 opções. Hoje, continua preterido, já que a maioria coloca a Holanda como favorita a uma vaga na grande final.


HOLANDA

Favorita não por acaso. A Holanda, apesar de não ter título mundial no currículo, sempre dá trabalho. Na década de 70, encantou o mundo e ganhou o apelido de Laranja Mecânica ou Carrossel Holandês, como preferirem. Chegou a duas finais. Em 74, perdeu pra Alemanha; em 78, pra Argentina. Em 8 participações, classificou-se 3 vezes às semifinais. Dessa vez, chega com grandes chances de levantar a inédita taça. É o único entre os quatro com 100% de aproveitamento na Copa. Nas eliminatórias se deu ao luxo de vencer 8 de seus 8 jogos - apesar dos fracos adversários, é bom lembrar: Macedônia, Islândia, Noruega e Escócia. A invencibilidade já dura, ao todo, 24 partidas. O ataque mortal e a consistente defesa indicam que o título pode ser bem mais que um sonho.


ALEMANHA

Referência do futebol burocrático, a Alemanha chega de novo com força total e, quem diria, jogando bonito, muito bonito! Fez 13 gols em cinco jogos. Oito deles contra as poderosas Inglaterra e Argentina. Da defesa não se tem o que reclamar: apenas dois gols sofridos. Participou de 16 das 18 edições da Copa. Chegou às semifinais 11 vezes e disputou o título em 7 oportunidades. Ganhou 3 delas, inclusive em 1974, quando foi campeã sobre a Holanda, possível adversária deste ano, e quando venceu a Eurocopa, tornando-se a única seleção a conquistar seguidamente as duas competições. Quem pode estragar a festa é a Espanha, a atual campeã europeia advinha sobre quem? Sim, sobre a Alemanha. Que as coincidências parem por aí!

ESPANHA

É... o título da Eurocopa tirou da Espanha o status de amarelona em decisões. E não só por isso ela chegou à Copa como favorita entre torcedores, imprensa e apostadores. Primeira colocada no esquisito ranking da FIFA e na bolsa de apostas antes do Mundial, ela continua sendo a escolha dos gamblers mesmo diante da poderosa e tricampeã Alemanha. Tudo isso se deve ao futebol vistoso e de qualidade jogado por um misto de Barcelona e Real Madrid. Na frente, o artilheiro da Copa, David Villa, que fez 5 dos apenas 6 gols (pouco porque faz da Espanha o time de pior ataque entre os semifinalistas) espanhois colocando sua seleção pela 2ª vez na história entre as quatro melhores do mundo. Chegar à final será um feito inédito. Conquistar o título será a consagração de um touro até agora só com FAMA de furioso!



THE NEXT TARGET



A Confederação Brasileira de Futebol anunciou oficialmente, por meio de seu site, a demissão da comissão técnica. Além do técnico Dunga e do auxiliar Jorginho, foram dispensados o médico José Luís Runco, membro desde 2002, e o supervisor Américo Faria, na entidade há simplesmente 21 anos. Ainda de acordo com a nota oficial, a nova comissão será anunciada até o final deste. A lista extra-oficial inclui 5 nomes. Luiz Felipe Scolari parece ser a primeira opção. O técnico, que ficará na África do Sul até o dia 13, viaja hoje para Johanesburgo e fica hospedado em Sandton, mesmo bairro onde está o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o que poderia facilitar um primeiro contato. O alto salário pode ser um empecilho. Felipão irá para o Palmeiras ganhando 700 mil reais por mês. Por isso, o nome de Mano Menezes, segunda opção da CBF, ganha força. Seu salário atual de 400 mil reais é maior que o de Dunga, mas quase metade do que seria pago a Felipão. Andrés Sanches, presidente do Corinthians, negou a saída de Mano do Timão, com quem tem contrato até o final de 2011. Correm por fora, Muricy Ramalho, Ricardo Gomes e Leonardo, ex-jogador da seleção que deixou recentemente o comando do Milan. Adílson Batista, que não estava entre os nomes mais cotados, surpreendeu ao publicar em seu twitter uma sondagem da CBF. “Fiquei surpreso com o contato da CBF hoje pela parte da tarde. É uma honra estar entre os candidatos”, escreveu lisongeado.