sexta-feira, 30 de outubro de 2009

MINUTO DE SILÊNCIO



Ontem a festa não foi verde, como, de qualquer maneira, esperava-se. Foi literalmente AZUL. O Palmeiras se reabilitou em grande estilo. Maior ainda foi Obina, que já está se tornando uma espécie de carrasco esmeraldino. No ano passado, quando ainda atuava pelo Flamengo, fez 2 dos 3 gols no empate em 3 x 3. Alguém lembra? Ontem, em noite pra lá de inspirada, fez 3 gols e ainda deu um lindíssimo passe para rechear o chocolare de 4 x 0. Com o resultado, o Goiás cai mais uma posição. Acabou ultrapassado pelo Grêmio, ficando em 8º lugar e praticamente sem chances de brigar por Libertadores, já que agora precisa de 6 vitórias em 6 jogos. Como acreditar que isso pode acontecer com um time que dos últimos 18 pontos, conquistou somente 2? Como acreditar que isso pode acontecer com o pior time deste 2º turno, com somente 12 pontos conquistados em 36 disputados? Como acreditar que isso pode acontecer com um time que tem a 2ª pior defesa do campeonato, com 55 gols sofridos, e a pior do returno, com 29? Como acreditar que isso pode acontecer com um time repleto de jogadores com objetivos INDIVIDUAIS? Como acreditar que isso pode acontecer com um time comandado por um técnico que está lutando OUTRA GUERRA? Como acreditar que TUDO ISSO aconteceu, menos o sonho, a estrela? Ah... Eu NÃO acredito!

RAIO-X SÉRIE B



A 33ª rodada da Série B vai mexer com os dois lados da tabela. Na terça-feira, o Bragantino afundou o América de Natal para a zona de rebaixamento, de onde escapou o Bahia ao vencer o Juventude. Hoje, o Ipatinga, 15º colocado, quer uma distancia maior que os 4 pontos que o separam da zona de rebaixamento. Mas para isso, precisa vencer o Ceará, que pensa não só em acesso, como também em título, apesar dos 7 pontos a menos que o Vasco. O Duque de Caxias está na mesma situação do Ipatinga e, pela frente, tem simplesmente o Atlético, que vem de duas vitórias consecutivas e quer manter a distancia confortável de 5 pontos para os dois primeiros times fora do G4. Aliás, a Portuguesa, um desses 2 times, enfrenta, fora de casa, o Guarani, que desde as primeiras rodadas do campeonato não tira o olho da taça de campeão. O Figueirense, hoje na 5ª colocação, tem tarefa mais fácil, afinal, enfrenta o Brasiliense, que na última rodada levou de 5 do Atlético. O Vila Nova precisa da vitória pra chegar aos 45 pontos que garantem sua permanência na Série B. Mas o adversário é a Ponte Preta, que sonha um pouco mais alto. Apesar da 8ª colocação e dos 49 pontos, ainda quer o G4. Pra finalizar, o Vasco enfrenta o Fortaleza. Uma vitória garante os cariocas na Série A e praticamente manda o Fortaleza para a Série C, para onde volta o Campinense, independentemente do resultado contra o São Caetano - não matemática, mas opnativamente falando!

CHAMA ACESA


Bem diferente da última rodada, quando 5 times brigavam pela liderança do Brasileirão Série A, neste final de semana somente 2 equipes dotam deste privilégio e, coincidentemente, duas equipes paulistas. O Palmeiras, líder com 57 pontos, só depende de si para se manter na ponta. Mas domingo tem jogo complicado contra seu maior rival, o Corinthians. O São Paulo, para alcançar a liderança, pela primeira vez nesta edição, depende de um tropeço palmeirense e ainda de uma vitória diante do Barueri, mero 11º colocado, mas que na última rodada complicou a vida do Flamengo. Já pelo G4, a briga segue acirrada. Tanto Atlético Mineiro, que almeja título, quanto o Internacional, que só saiu do G4 em uma única rodada durante todo o campeonato, podem dar um temporário adeus ao grupo de classificação para a Libertadores. Isso porque a diferença entre o 3º e o 6º colocados é de apenas 2 pontos. É... Cruzeiro e Flamengo estão firmes na briga! Os mineiros, invictos há 7 jogos, com 1 empate e 6 vitórias, enfrentam o lanterna Fluminense, que durante a semana, é bom lembrar, venceu seu maior rival e candidato ao título, Atlético Mineiro. O Flamengo perdeu a invencibilidade de 10 jogos na última rodada, mas deve ter de volta ao seu time Petkovic, além do massivo apoio do torcedor. E tudo isso contra um Santos, que já não almeja nada na competição. A briga lá debaixo nem comento! Não vou fazer de chama, um incendio! Hoje não...

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

VALE TUDO?


Reta final de Brasileirão combina com bastidores! Há 7 rodadas do fim da edição 2009, surge a primeira mostra de que o campeonato não será decidido somente dentro de campo. O jogo, o resultado e as declarações pós-Barueri x Flamengo deixaram isso claro. Sem perder há 10 jogos, os cariocas iniciaram a partida como franco favoritos, mas a disposição dos paulistas por pouco não rendeu uma goleada. 2 x 0 foi o placar final, mas as cifras não pararam por aí. Val Baiano, atacante do Barueri, revelou, em entrevista após a partida, que o time recebeu incentivo financeiro do Cruzeiro para vencer o jogo. A informação ganhou forças com as declarações do lateral Márcio Careca e do goleiro Renê, que não afirmaram categoricamente, mas confirmaram a existência de boatos nos vestiários sobre a tal “mala branca”. No Brasil, não há nenhuma lei que condene a prática, porém, o procurador do STJD, Paulo Shmidt, disse que, caso haja recibo comprovando o pagamento, o caso fica caracterizado como corrupção. As diretorias de Cruzeiro e Barueri negam qualquer envolvimento no caso. Eu duvido!

TETRA?


“Quando duas ou mais coisas acontecem de forma que parece que foi combinado.” Este é o conceito de coincidência no dicionário. Mas o São Paulo tem em mãos um exemplo que pode comprovar isso com um pouco mais de clareza. Em 2008, quando tudo parecia perdido, o time arrancou para o tri-campeonato. Mas foi somente na 33ª rodada que os paulistas alcançaram pela primeira vez a ponta da tabela. Este ano, as coisas pareciam ainda mais difíceis. Somente no 2º turno foi que o Tricolor conseguiu uma vaguinha no G4. De lá pra cá, ou seja, desde a 20ª rodada, ninguém tirou os paulistas da zona de classificação à Libertadores, mas, como sempre, eles querem mais! Ontem, com a vitória sobre o Internacional, deram um primeiro passo rumo a este objetivo. Dormiram na liderança e torcem contra Palmeiras e Atlético Mineiro, hoje à noite. Caso isso aconteça, o São Paulo, na 32ª rodada do Brasileirão 2009, firma os pés na liderança. Já se o secador não funcionar,o time se apega ao exemplo do ano passado, quando alcançou o 1º lugar na 33ª rodada, pra não mais sair!

É GUERRA!


O verde e o branco não são as únicas coincidências entre Palmeiras e Goiás. Aliás, hoje, o que os dois times mais têm em comum é a queda de rendimento. Os paulistas não vencem há 4 jogos. Foram 1 empate e 3 derrotas. Duas delas para times que lutam contra o rebaixamento (3 x 0 Náutico / 2 x 0 Santo André). Aliás, estes aí são os maiores carrascos dos 2 alviverdes. Dos últimos 15 pontos disputados, o Goiás, por exemplo, conquistou somente 2, perdendo 7 para Fluminense, Sport e Botafogo, todos seríssimos candidatos à Série B do ano que vem. O jejum dos goianos já dura 5 jogos, período em que o time acumulou 2 empates e 3 derrotas. Resultado: queda brusca na tabela. Do G4, o Goiás caiu para a atual 8ª colocação e vê cada vez mais ameaçada e distante a tão sonhada vaga à Libertadores. A sequência ruim também afetou o Palmeiras. E de forma drástica! Depois de abrir 5 pontos de diferença para o 2º colocado, o time de Muricy Ramalho, essa noite, durmiu sem a liderança, que esteve em suas mãos durante 17 rodadas. E tudo isso, claro, rendeu críticas que, pelo visto, mexeram e muito com ambos os elencos. A solução é uma só: VITÓRIA! Pena que hoje ela pertencerá a um só alviverde!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DISPUTA ACIRRADA


Pela primeira vez, em 3 meses, o Campeonato Brasileiro pode ter um novo líder. Depois de 17 rodadas na ponta da tabela, o Palmeiras vê sua hegemonia ameaçada e, por nada mais nada menos, que outros 4 times. É... do segundo ao quinto colocado, TODOS têm chances matemáticas de roubar o lugar do alviverde. A competitividade nesta reta final de campeonato não é exclusividade desta edição. No ano passado, faltando 7 rodadas para o término da competição, a diferença entre o 1º e o 5º colocado era de 4 pontos. Este ano, é de apenas 3. Outra coincidência é que continuam sendo os mesmos Estados os protagonistas da briga, no caso, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Favorito não dá pra apontar. Mas os números e a tabela dão algumas dicas. O Palmeiras, hoje líder com 54 pontos, fez somente 14 dos últimos 30 disputados, mas seus principais confrontos, contra Goiás, Corinthians e o próprio Atlético Mineiro, serão em casa. A tabela do Atlético Mineiro é mais complicada: além do Palmeiras, tem pela frente Goiás, Flamengo, Inter e Corinthians. Em compensação, é o time mais embalado desta reta final. O Inter só fez metade dos pontos disputados nos últimos 10 jogos, vive uma crise que nem a troca de técnico parece ter superado, apesar da vitória no “gre-nal”, o que pode re-embalar o time para o confronto de hoje, diante de um concorrente direto, o São Paulo. O São Paulo é sempre o São Paulo! Ainda não pisou no sempre potente acelerador, mas também vem de vitória em clássico e tem uma tabela relativamente fácil, sem rivais paulistas, nem mais confrontos direto. O Flamengo não sabe o que é perder há 10 jogos (7 vitórias e 3 empates), fez 80% dos últimos 30 pontos disputados e como empecilho só o Atlético Mineiro no Mineirão. O Cruzeiro é simplesmente o melhor time deste 2º turno, já fez 26 pontos, não perde há 3 jogos e tem a tabela mais tranqüila de todos os concorrentes. Seu maior adversário é o tempo, a reação pode ter vindo tarde demais. Mas a vontade é grande... assim como a de todos os outros!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

FIM DA HEGEMONIA PAULISTA?



O ano de estreia do sistema de pontos corridos foi o único vencido por um time de fora do Estado de São Paulo, o Cruzeiro. De lá pra cá a hegemonia paulista é total. Tudo começou com o Santos, em 2004, seguido do Corinthians, em 2005, e depois do tricampeão São Paulo - 2006, 2007 e 2008. Este ano a história pode ser diferente. Na última rodada, pela 1ª vez desde 2003, os times paulistas não marcaram um golzinho sequer, episódio que demorou 278 rodadas para acontecer. O Palmeiras, apesar de líder, e o São Paulo, apesar da 4ª colocação, veem outros times crescer como, por exemplo, o Cruzeiro e o Flamengo. No papel, as chances de título desses dois clubes não são das maiores. Segundo o site Infobola, a equipe celeste tem apenas 1%, enquanto os cariocas têm 4%. Porém, crescer na hora certa sempre foi o segredo dos grandes campeões. O Cruzeiro, melhor time deste 2º turno, apesar das derrotas para São Paulo e Palmeiras, venceu jogos importantes diante de rivais direto à vaga na Libertadores como Flamengo e Internacional, fora de casa, além do clássico diante do Atlético Mineiro. Isso sem contar os últimos 3 jogos, marcados por 3 vitórias consecutivas. O Flamengo tem uma vitória a menos que os mineiros, mas já comemora uma sequência de 9 jogos de invencibilidade. Além disso, esbanja o empate contra o concorrente Internacional e as duas últimas vitórias diante dos poderosos paulistas São Paulo e Palmeiras, que só vêm caindo de rendimento. O tricolor se configurou como o 4º melhor time do 1º turno. No returno, caiu para a 5ª colocação. O alviverde foi o 2º melhor time da 1ª fase, agora, apesar de se manter na 1ª colocação, é somente o 3º. Conseqüência: aproximação dos concorrente, que vão muito além de Cruzeiro e Flamengo, afinal, Goiás, Internacional e Atlético Mineiro seguem firmes na briga.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

PEQUENOS DE OLHO NO ALTO



O equilíbrio da Série B tem explicação. Os times de baixo não têm dado moleza aos favoritos lá de cima. Só na última rodada, pelo menos 5 deles surpreenderam. O Campinense deixou de ser lanterna ao vencer, fora de casa, o Juventude; o Fortaleza deixou a zona de rebaixamento ao desbancar o favorito Figueirense; a Ponte Preta, em crise, arrancou um empate do líder Vasco; o Paraná, depois de um mês sem vitória em casa, venceu o Altético; e o Duque de Caxias se distanciou da Terceirona ao golear o Ipatinga. Além dos recentes resultados, o desempenho de vários deles neste 2º turno ajuda a comprovar o feito. Apesar das boas campanhas, sobretudo de Guarani, Ceará e Figueirense, que hoje brigam por titulo e acesso, o ABC, 18º colocado geral, tem a 6ª melhor campanha do returno. O Campinense, vice-lanterna da competição, fez 16 pontos nesta 2ª fase e já é o 7º melhor time, seguido de Ipatinga, que com 15, supera, pelo menos, 4 equipes que estão a sua frente na classificação geral. Os grandões que se cuidem!


Classificação 2º turno Série B

1- Guarani - 22 pontos
2- Ceará - 20 pontos
3- Figueirense - 19 pontos
4- Vasco - 18 pontos
5- Portuguesa - 18 pontos
6- ABC - 16 pontos
7- Campinense - 16 pontos
8- Ipatinga - 15 pontos
9- Atlético - 14 pontos
10- Bragantino - 14 pontos
11- Paraná - 14 pontos
12- Duque de Caxias - 14 pontos
13- Vila Nova - 13 pontos
14- São Caetano - 13 pontos
15- Juventude - 12 pontos
16- Brasiliense - 11 pontos
17- Ponte Preta - 10 pontos
18- Fortaleza - 7 pontos
19- Bahia - 8 pontos
20- América-RN -6 pontos

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CONTRA A LÓGICA?


Depois de conquistar 4 dos 6 pontos disputados fora de casa, o Cruzeiro tenta melhorar a média dentro do Mineirão. Até agora foram 6 derrotas, 2 empates e somente 5 vitórias como mandante. Contra o Goiás, o retrospecto favorece ao Cruzeiro. Em um total de 18 jogos disputados pelo Brasileirão, os times empataram 3 vezes, o Cruzeiro venceu 12 e o Goiás somente 3, porém, as 3 últimas! Se futebol for momento, o favorito não pode ser outro, senão o atual 4º colocado da competição.
P.S: a propósito não citei que o Goiás se mantém invícto há 8 jogos contra times de Minas. Não cabe a mim exponenciar as coisas.

EU QUE PERGUNTO...



Faltam 11 jogos para o Palmeiras confirmar seu favoritismo e sagrar-se campeão brasileiro de 2009. Segundo matemáticos, seis vitórias bastam pra retificar o feito. Cinco dos jogos restantes serão no Parque Antártica, aonde o time de Muricy Ramalho se mantém invicto com nove vitórias e quatro empates. O primeiro desta sequência será já na quinta-feira, diante do Avaí.

Tem como negar o favoritismo?

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CADA VEZ MAIS BONITO



Cada vez mais acirrado em campo e nas arquibancadas. Assim está o Brasileirão Série A, principalmente após a 27ª rodada, que teve como grande mérito a média de público: 25 mil pagantes por jogo, a maior do campeonato. Os principais contribuintes foram Flamengo e Fluminense, que receberam o maior número de torcedores de todas as divisões: cerca de 80 mil pagantes no Maracanã. O contraste foi estrelado pelo Santo André, que com apenas 2 mil pagantes ajudou a diminuir os números, mas não a tristeza. É que muita, muita gente lotou os estádios, mas acabou voltando decepcionada pra casa: em Recife foi assim com os 16 mil torcedores do Náutico, que viram o São Paulo ganhar de virada. Os 26 mil corinthianos presentes no Pacaembu provaram do mesmo gostinho, o da derrota. No Olímpico, mais de 20 mil pagantes saíram decepcionados com o empate do Grêmio diante do vice-lanterna Sport. Isso sem falar do Goiás, que quando fez bonito nas arquibancadas, levando seu segundo maior público na competição - mais de 22 mil pagantes, em campo, acabou decepcionando! Bem diferente, por exemplo, do Atlético Mineiro, que venceu diante de 45 mil torcedores, retomou lugar no G4 e se manteve líder no quesito público. Pelo visto, uma coisa puxa a outra.

FAVOR A MÁRIO... E À TURMA DA FRENTE!


A Sul-Americana do ano passado, o Campeonato Gaúcho e a Copa Suruga deste ano foram conquistas que marcaram a 'Era Tite' no Internacional, mas não o seguraram até o final da temporada no comando do time. Motivos não faltam. No ano do centenário, ele deixou escapar os títulos da Copa do Brasil e da Recopa Sul-Americana. No Brasileiro, simplesmente esqueceu o que é vitória. Há 4 jogos o tão badalado elenco colorado não vence; pela primeira vez na competição, deixou o G4; e, agora, vê ameaçado não só o sonhado título nacional, como a vaga - até pouco tempo tida como certa - na Copa Libertadores do ano que vem. Sim, estou de acordo! Só não consigo entender como um time dessa magnitude, com o elenca e caixa que tem em mãos, acaba optando por Mário Sérgio. Ok... como jogador há uma identificação com o clube, foi campeão brasileiro invícto em 79. Mas como técnico, apesar de passagens por times grandes como Corinthians, São Paulo, Atlético Mineiro e Botafogo, ainda não conquistou nada. NADA! Eu sei, tudo tem uma primeira vez. E que chance está dando o Internacional! Além do timaço (pelo menos no papel), ainda ofereceu 500 mil reais à Mário, caso ele garanta o colorado na Libertadores do próximo ano. Na Portuguesa, seu último clube, perdeu pro Icasa dentro do Canindé, sendo eliminado ainda na 1ª fase da Copa do Brasil. E olha que o elenco da Portuguesa não era ruim não... quem assistiu ao Campeonato Paulista, se lembra bem! Por essas e outras, Mário ficou 7 meses, isso, 7 MESES, desempregado. E que BOM técnico ficou tanto tempo sem emprego? Bom... no momento, não me lembro de nenhum!