quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

NOS QUATRO CANTOS

Começa hoje a vigésima edição do mais abrangente campeonato nacional: a Copa do Brasil. Ao todo são 64 clubes disputando um título que vale mais que uma taça, vale a tão almejada vaga na Libertadores do próximo ano. Aliás, seu valor se resume basicamente a isso, já que mesmo com tantos times, ela não é sinônimo de democracia. Tanto é verdade que nesses 20 anos, somente 4 times que não fazem parte do clube dos 13 chegaram ao título. Foram eles: Criciúma em 91, Juventude em 99, Santo André em 2004 e Paulista em 2005. Os representantes goianos estréiam somente no dia 4 de março. O Itumbiara, participando pela primeira vez da competição, recebe o Corinthians no JK. Já o Goiás vai à Roraima enfrentar o Atlético. Aliás, o clube esmeraldino é o nono do Brasil em número de participações: ao todo foram 16. Destaque para a de 1990, quando o time alcançou o vice-campeonato, perdendo a final para o Flamengo, na época comandando por Jair Pereira, sim, o mesmo que nesta semana foi demitido pelo Itumbiara. Outro dado interessante sobre nosso Estado é que o Serra Dourada ocupa o terceiro lugar na lista dos estádios mais usados pela Copa. Ao todo foram 60 jogos, contra 84 do Mineirão e 101 do campeoníssimo Maracanã. Bom sinal? Nem sempre! Afinal, se o Goiás vencer seus adversários fora de casa, por uma diferença mínima de 2 gols, sequer precisa voltar ao Serra para prosseguir na competição. Logo, fica a torcida para que os goianienses vejam menos o time e quem sabe, comemorem mais... bem mais!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

SÓ RESTA CRUZAR OS DEDOS



A semana D para a decisão das 12 sedes da Copa 2014 chegou ao fim. Quinze das 17 candidatas já foram visitadas e dicas sobre a escolha, até agora nada.


Especulações, entretanto, não faltam! Algumas positivas, outras nem tanto. A primeira cidade a receber o Comitê avaliador foi São Paulo, tão certa como sede que hoje tem como principal alvo a abertura do evento.


Porto Alegre, segunda cidade visitada, se dividiu entre elogios e a velha rivalidade gre-nal, já que tanto tricolores quanto colorados queriam seus respectivos estádios como cartão de visita. Melhor pro Beira Rio que ganhou a disputa e ainda a promessa de uma reforma que ampliará sua capacidade de público para 65 mil torcedores.


Florianópolis, concorrente direta de Goiânia, foi a terceira vistoriada. Sob forte esquema de segurança, a visita teve como ponto fraco uma discussão entre o prefeito Dário Berger, o governador de Santa Cantarina, Luiz Henrique da Silveira, e uma funcionária da Infraero, durante a apresentação do projeto do novo aeroporto. Além disso, o espaço reservado para a construção do estádio Arena Florianópolis foi considerado inapropriado pela comissão. Em contrapartida, contou com o apoio da senadora Ideli Salvatti, politicamente forte e bastante influente junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Domingo foi o dia de Curitiba, que teve o privilégio de receber da boca de Ricardo Teixeira imensuráveis elogios, principalmente quanto a partes estrutural e de tradição futebolística.


Depois foi a vez da cidade maravilhosa, que levou um bolo de Romário, nomeado embaixador da candidatura carioca, mas não deixou de encantar os avaliadores que já cogitam colocar a grande final no tradicional Maracanã. Este deve ter sua capacidade reduzida à 88 mil torcedores em reforma que vai durar cerca de 2 anos.


Segunda-feira foi dia de duas forças, Belo Horizonte e Brasília, praticamente certas como sede, mas que ainda sonham em tirar de São Paulo a abertura do Copa.


Terça-feira foi o grande dia da nossa capital, que não ficou atrás de nenhuma outra candidata. Pelo contrário, foi tão receptiva que ganhou 90 minutos extras dos visitantes, que puderam ver um bom projeto, forte mobilização popular e ainda o apoio do grande nome financeiro do país: Henrique Meirelles.


Campo Grande, que briga com Cuiabá pela vaga concedida ao Pantanal, surpreendeu ao levar mais de 40 mil pessoas às ruas. Cuiabá não teve tanta gente assim, mas conta com o apoio de seu governador Blairo Maggi, que segundo às más línguas, é grande amigo de ninguém mais ninguém menos que Ricardo Teixeira.


Rio Branco, que corre por fora por uma vaga na região amazônica, tem, segundo seu governador, Binho Marques, o melhor de todos os projetos para receber a Copa. Manaus, com o slogan "A Copa mais verde do mundo" é um grande nome por ser justamente a capital do Amazonas.


Já Belém, sua maior concorrente, tem o apoio declarado do senhor presidente Lula. Salvador, visitada na sexta, além de toda a tradição baiana, é a cidade-natal do ministro dos esportes, Orlando Silva, e é, por isso, nome quase certo no Nordeste.


Diferente de Natal, que teria atrasado a entrega de alguns documentos, devendo ser engolida por Fortaleza, que fechou sábado o ciclo de visitas do Comitê Organizador.


Dia 20 de março que os espere!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

CAIU BEM


A recepção aos avaliadores da FIFA e CBF animou autoridades, imprensa e a população goiana. Nacionalmente também foi boa a repercussão. Além da descrição completa da visita, foram destacadas as presenças do artista Zezé de Camargo, e, principalmente, do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Apesar dos esclarecimentos de que a escolha será exclusivamente técnica, o apoio de Meirelles pode ser politicamente decisivo, já que Florianópolis, a atual concorrente de Goiânia, conta com a força da senadora Ideli Salvatti (PT), muito influente junto ao presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva.

Outro ponto destacado nacionalmente foram as declarações de Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF e atual braço-direito de Ricardo Teixeira. Ao ser perguntado se Goiânia é uma concorrente forte, ele respondeu da seguinte forma: "Claro que é. Da nossa parte, nos impressionou muito o engajamento de todos os goianienses para tornar Goiânia uma das sedes."

Mas impressionado mesmo, Rodrigo e todos os integrantes da comitiva devem ter ficado em Campo Grande. Decretando ponto facultativo para os servidores públicos da cidade, a prefeitura convocou toda a população que compareceu em peso aos locais visitados. Mais de 40 mil pessoas lotaram as ruas.

A boa notícia é que a capital sul-matogrossense parece não concorrer mais com Goiânia, e sim com Cuiabá para ocupar a vaga já garantida ao Pantanal.

O tempo da visita também foi surpresa para a imprensa nacional. Calculada para durar somente 3 horas e meia, a comitiva passou 5 horas na capital goiana, o que, segundo o presidente do CoexGyn, Barbosa Neto, se deveu a boa recepção oferecida pela cidade.

Na quarta-feira, pela manhã, Barbosa embarcou para São Paulo para apresentar projetos ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), no intuito de atrair 300 milhões em investimentos de infra-estrutura.

Pelo visto, a luta só está começando!


Leia mais em:


ESPN:

http://espnbrasil.terra.com.br/copadomundo/noticia/32079_MEIRELLES+TENTA+AJUDAR+GOIANIA+A+RECEBER+A+COPA+DE+2014

http://espnbrasil.terra.com.br/copadomundo/noticia/32043_ZEZE+DI+CAMARGO+SOLTA+A+VOZ+NA+BRIGA+DE+GOIANIA+PARA+RECEBER+COPA+DO+MUNDO


TERRA:


http://esportes.terra.com.br/futebol/brasil2014/interna/0,,OI3491396-EI10545,00.html

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasil2014/interna/0,,OI3492510-EI10545,00.html

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasil2014/interna/0,,OI3491549-EI10545,00.html

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasil2014/interna/0,,OI3491549-EI10545,00.html


GLOBO:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Fotos/0,,GF67651-9645,00.html#fotogaleria=1


UOL:

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2009/02/03/ult59u186342.jhtm