sábado, 13 de setembro de 2008

GOIÁS x GREMIO


Disputa acirrada. Um dos maiores jargões do mundo futebolístico poderá ser traduzido hoje na partida entre Grêmio e Goiás, no Estádio Olímpico. Isso porque os dois times são simplesmente os mais faltosos desta edição 2008 do Campeonato Brasileiro.

 

Com 583 infrações cometidas e média de 24,3 faltas por jogo, o líder da competição Grêmio lidera também o ranking das equipes mais indisciplinadas. Coincidentemente em segundo lugar, vem o Goiás, com 529 faltas e média de 22 por jogo.

 

Time faltoso, jogadores faltosos. Com 54 infrações, o lateral Paulo Sérgio é o atleta mais indisciplinado do tricolor gaúcho. Do lado esmeraldino, o volante Ramalho lidera com folga o ranking dos mais duros: 66 infrações que dão à ele a medalha de bronze no Campeonato em geral.

 

Talvez por isso, ambos sejam, ao lado de Augusto Recife do Ipatinga e Thiago Heleno do Cruzeiro, os jogadores que mais receberam cartões amarelos na competição: 10 advertências cada um. Dado que ajudou a colocar os dois times empatados em sétimo lugar geral neste quesito.

 

Excesso de vontade? Demonstração de garra? Não importa, mesmo no encontro dos mais faltosos a expectativa passa longe do chamado jogo truncado, afinal o Goiás tem o melhor ataque do segundo turno e o Grêmio de toda a competição.

 

 

AMÉRICA RN 5 x 1 VILA NOVA

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

TURNO NOVO, VIDA NOVA

Turno novo, vida nova. Isso! Se na primeira fase do Brasileirão 2008 o Goiás ficou por 11 rodadas na Zona de Rebaixamento e obteve como melhor colocação o mero 13º lugar, neste segundo turno as coisas melhoraram expressivamente.

Além de figurar a Zona de Classificação para a Copa Sul-Americana, o time há duas rodadas se mantém na 10ª colocação, a melhor alcançada até aqui pela equipe alviverde.

Mas a ascenção na tabela não é por acaso. Ao lado de Palmeiras e Botafogo, foi o único time a vencer três partidas nesta segunda fase.

Não está invicta, mas é a segunda equipe que mais conquistou pontos nos últimos cinco jogos: 10 no total, apenas 1 atrás do Botafogo, time que mais pontuou até aqui.

Como se não bastasse, tem o melhor ataque da competição, ao lado do Flamengo, com 10 gols anotados, e a melhor defesa, com apenas 2 sofridos. Consequentemente tem, de forma isolada, o melhor saldo: +8.

Na próxima rodada tem pela frente o líder da competição, Grêmio. Nada que assuste aqueles que acreditam em uma re-edição da vitoriosa campanha de 2003 que, diga-se de passagem, por muito pouco, não deu ao time o título de melhor equipe do segundo turno.

Este ano, nos últimos cinco jogos, conquistou 3 vitorias, 1 empate e 1 derrota, enquanto o todo poderoso Grêmio venceu apenas 2, empatando mais 2 e perdendo 1. Certo que os 2 triunfos se deram no Estádio Olímpico, justamente aonde o Goiás encara, no próximo sábado, o tricolor gaúcho.

Mas se nao for agora, então quando acreditar?

terça-feira, 9 de setembro de 2008

AGORA OU... AGORA!

Ontem veio a mim a feliz oportunidade de cobrir o dia do Vila Nova. Plena segunda-feira, pós-final de semana espetacular para uma crônica acostumada a lidar mais com os baixos do que com os altos colorados em campeonatos brasileiros.

Em 1999, quando as coisas eram ainda mais difíceis, já que havia somente duas vagas que garantiam o acesso à 1ª Divisão, o Vila por muito pouco não subiu junto com o Goiás que, lamentavelmente, preferiu ascender sozinho à ser acompanhado por um concorrente que só catalisaria nacionalmente suas forças.

Naquela época a imprensa era para mim o que um óvulo em fecundação é para uma gravidez: apenas uma possibilidade. Mesmo assim eu já tinha a devida noção do que aquilo representava para o futebol goiano, uma completa involução – palavra que se não existir, esse episódio tem total propriedade para criar.

Hoje, quase 10 anos depois, a chance volta a se aproximar do time como um imã e eu, apenas um bebê, porém já uma vida na crônica, posso estar prestes a cobrir mais um momento histórico para o esporte e o Estado de Goiás em geral.

Mesmo acostumada com a ocasião de cobrir o dia-a-dia dos três grandes da capital, ontem foi especial pelo clima de expectativa que vive a comunidade esportiva (imprensa, jogadores, diretoria, etc.), e, claro, pelas cifras que já colocam o Vila Nova em destaque nacional.

Os 2 x 1 sobre o São Caetano no último sábado representaram a manutenção da invencibilidade e do bom retrospecto no Serra Dourada, a conquista da quarta vitória consecutiva pela segunda vez no campeonato, os 100% de aproveitamento neste segundo turno e a oitava vitória do time nos últimos nove jogos.

Imbatível ninguém é. Muito menos o Vila Nova que há muito tem enrustido em seu histórico o mito da irregularidade. Mas como não se animar se dessa vez seu centro ótico vem sendo justamente o equilíbrio?

Com exceção da primeira rodada geral do campeonato em que se posicionou na 13ª colocação, o Vila foi um dos times que menos oscilou na tabela até aqui. Sempre entre o nono e o segundo lugares, figurou por nove vezes o G4 da competição sendo assim um exemplo postural de estaticidade - que me perdoem a redundância.

De forma inédita na vice-liderança desta edição de Série B, o Tigre tem pela frente o 18º colocado da competição. Perder para o América significaria, neste momento, mais que um tropeço, seria um verdadeiro tombo! Afinal, um banho de água-fria no momento em que o time pega fogo, em cinzas transformaria toda essa expectativa sobre o tão esperado acesso.

Que sexta o Vila Nova diminua ainda mais a contagem regressiva e exarcebe minha já enorme ansiedade de cobrir mais um time da Série A.  

terça-feira, 2 de setembro de 2008

SORTE DE QUEM VAI SUBIR


Depois de um primeiro turno pra lá de satisfatório, o Vila Nova inicia mais uma etapa da caminhada rumo a Série A com dados bastante animadores.

Em casa, desbancou o ABC sem maiores dificuldades: 3 x 1.

Na maratona pelo Nordeste, quebrou mais um tabu da Segundona: venceu por 2 x 1 o Ceará, até então invicto no Estádio Castelão.

Em Maceió, desbancou, pelo mesmo placar, o lanterna da competição, CRB, conseguindo o inédito feito de duas vitórias seqüenciais como visitante.

Com esses resultados, segue como um dos cinco times ainda invictos nesta segunda fase.

É, ao lado do Corinthians, a única equipe que venceu os três jogos, valendo a pena ressaltar, contudo, que dois dos confrontos alvinegros foram no Pacaembu, enquanto somente um do Vila Nova se deu no Serra Dourada.

Atualmente com 41 pontos, o Vila ocupa a terceira colocação. No primeiro turno o time beirava a vice-liderança, mas na ultima rodada acabou fora do G4.

Que no segundo tempo deste jogo de 38 rodadas, a força seja mantida e o erro não se repita porque dessa vez, bom, dessa vez o apito é final.