quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

COINCIDÊNCIAS DO GOIANÃO


Surgido em 1944, o Campeonato Goiano é hoje a mais importante competição da Região Centro Oeste. Variando suas regras, competidores e campeões, os 46 anos de campeonato contam várias histórias. A começar pelo nome dos times. O Goiás, por exemplo, já foi Comercial. O Vila Nova disputou a edição de 1946 como Operário e a de 1949 batizado de Araguaia. O Atlético, clube mais antigo da capital, disputou durante anos o título de melhor time com o arque-rival da época, Goiânia, que hoje seuqer está na Série A da competição.
Alias, dos 12 times que encaram a divisão principal da edição 2008, nem a metade já se sagrou campeão. Fazem parte dos privilegiados somente Goiás, que já ganhou 21 vezes, Vila Nova, que venceu 15, Atlético, que já levou 10, Crac, 2 vezes campeão e Anápolis, que em 1965 pôs seu nome na história.
Entre os campeões dos últimos 5 anos, somente o time catalano entra como representante do interior. Interior que este ano vem forte. Itumbiara liderando de um lado, Anápolis liderando de outro... É, mas uma coincidência pende para o lado da capital: nos últimos 4 anos o vice-campeão de uma edição, no ano seguinte acabou papando o título.
Foi assim com o Vila Nova, que em 2004 perdeu para o Crac mas em 2005 ganhou do Goiás, que um ano depois se reabilitou despachando o Atlético, que no ano passado se vingou, deixando advinha quem como vice-campeão? É... se as águas continuarem seguindo o mesmo ciclo, a taça este ano já tem dono.
Ao passado: 06/05/2007 - Domingo Atlético 2x1 GOIÁS

sábado, 19 de janeiro de 2008

COPA DO MUNDO É TUDO! O RESTO... É PAISAGEM!

Mini documentário sobre as chances de Goiânia ser uma das sub-sedes do evento. Dê sua opinião.